Tuiteiros detonam campanha de marketing da McDonald’s
#McDStories – HISTÓRIAS FRACASSADAS
A McDonald’s bolou uma campanha de marketing com tweets promovidos. A técnica é válida, mas também perigosa, porque entra na timeline do usuário mesmo que ele não siga a conta. Por isto, só deve ser tocada por gente com jogo de cintura, amador nem pensar!
E assim foi, o resultado da ação saiu ao contrário do esperado porque botaram na mão de uns vacilões que perderam o controle da campanha. A hashtag #McDStories (“Histórias do McDonald’s”) acabou sendo usada pelos tuiteiros para contar casos desfavoráveis à rede de lanchonetes, com experiências até escatológicas povoando as mensagens no microblog.
A campanha da gigante de fast food começou na última semana. Os primeiros tweets saíram com a hashtag #MeetTheFarmers (“conheça os agricultores”), cujo objetivo era atestar a origem dos legumes frescos usados nos sanduíches.
Tudo seguia dentro do script quando, de repente, a conta tuitou: “‘Quando você faz algo com orgulho, as pessoas sentem isso no gosto’ – fornecedor de batata do McD #McDStories”.
Foi a senha. Na timeline de usuários que não seguem a rede de lanchonetes, a hashtag virou arma e passou a ser usada para contar outras histórias e proferir críticas.
“Unha no meu BigMac uma vez”, afirmou um usuário; “pedi um McDouble e algo naquela porcaria (sic) quebrou meu dente”, reclamou outro. “Fui hospitalizado por intoxicação alimentar depois de comer McDonald’s em 1989. Nunca mais fui lá e me tornei vegetariana”, afirmou uma tuiteira.
Alguns pegaram pesado: “Preferia comer minha própria diarreia”, decretou outra usuária.
Houve também críticas quanto à origem da carne e do frango usados na comida – “o McDonald’s escalda os pintinhos vivos para fazer Nuggets”, acusou uma tuiteira.
Em cerca de uma hora, a galera de mídias sociais do McDonald’s percebeu que a ação não estava indo conforme o planejado e que já tinha se tornado negativa o bastante para mudar rapidinho o rumo da estratégia.
Apesar dos desdobramentos inesperados, o setor de mídias sociais da empresa não considerou a campanha inteira um fracasso, sob o argumento de que a hashtag sobre os agricultores estimulou bons tweets e, por isto, seguiu sendo usada.
Com Terra Tecnologia