
O MAIS COMPLEXO SISTEMA DE VISÃO
Do blog ECOnsciência
Está muito equivocado quem supõe que o bom e velho camarão só tem utilidade para enriquecer nossa gastronomia. Pois veja o que saiu tempos atrás na Nature:
Pesquisa da Universidade de Bristol, no Reino Unido, mostra que o camarão ‘mantis’, encontrado na Grande Barreira de Coral australiana, pode ajudar cientistas a melhorar a leitura de dispositivos como CDs e DVDs e filtros polarizadores de câmeras fotográficas ou de vídeo.
Isso acontece porque o colorido crustáceo — da espécie odontodactylus scyllarus — tem o sistema de visão mais complexo que se tem notícia.
O minúsculo animal marinho é capaz de enxergar nada menos que 12 cores e ainda tem a capacidade de diferenciar luz polarizada.
Para se ter uma ideia, nós humanos captamos apenas três cores que, combinadas, formam todo o espectro de variações que nosso cérebro é capaz de identificar.
Recifes de coral são uma das principais formações que podem desaparecer em massa com as mudanças do clima provocadas pelo aquecimento global.
Fonte: O Eco (clique na imagem para ampliar)
* * *

Você poderá gostar também:

DO BLOG ECONSCIÊNCIA Estes dois homenzinhos, óbvio, com ares de simpáticos ETs, foram caprichosamente esculpidos pela Natureza nas flores de algum tipo de orquídea. A felicidade do belo e insólito registro rendeu a Ana Olmos um dos prêmios do GDT European Wildlife Photographer of the Year 2011.

DO BLOG ECONSCIÊNCIA Muitos humanos têm o comportamento rastejante parecido com o de répteis -- como certos jornalistas, empresários, juízes e políticos vendidos ao esquema do bicheiro Cachoeira. Pelo menos no olhar, definitivamente, as duas espécies não têm nada em comum.

DO BLOG ECONSCIÊNCIA Pelo menos um terço de todas as espécies marinhas existentes no nosso planeta continua sendo desconhecido para os humanos. O número de tipos de criaturas estranhas pode chegar a um milhão.

DO BLOG ECONSCIÊNCIA Dois galhos de uma plantinha desabrochando no meio do mato e um 'louva-a-deus' pousa em cima como se estivesse pedalando uma bicicleta ou pilotando uma moto. E aí, como é que aparece um fotógrafo para apontar uma câmera equipada com lente macro?

DO BLOG ECONSCIÊNCIA Engenheiros acabam de desenvolver um revestimento para barcos capaz de se 'sacudir' ligeiramente. Agitando-se em nível microscópico, é possível livrar-se das incômodas cracas e outros organismos que infestam os cascos das embarcações.

PROCURAR ETs PRA QUÊ? ELES ESTÃO AQUI Não faz sentido a busca por vida extraterrestre com um QI tão baixo que, quando muito, acreditasse naquilo que sai no Jornal Nacional. Se 95% de tudo o que existe no mar ainda não foi visto por nossos olhos, não seria mais lógico…
foto mais linda, marcos. que ampliacao espetacular. agora sim ja da para degustar o bixinho com mais respeito. pena que quando cozinha muda de cor. rs. tchau. fatima