Ibope mede publicidade online em gigantesca base de dados
PARCERIA INVASIVA COM A GLOBO?
Era tudo o que o portal G1 queria diante da perda de telespectadores pela rede Globo. O Ibope vai lançar um sistema de medição de publicidade online comparável à métrica de audiência usada na TV.
Conhecido como Online Campaign Ratings (medição de campanha on-line), o sistema foi desenvolvido pela consultoria Nielsen nos EUA e será oferecido por aqui em uma parceria das duas empresas.
O OCR faz o cruzamento de informações do site em que a publicidade é veiculada com informações demográficas da base de usuários de um “parceiro de dados”.
Nos EUA, esse parceiro é o Facebook. No Brasil, o Ibope não informou se será a rede social ou algum cliente tradicional. Testando hipóteses, é aí que mora o perigo da costumeira manipulação global.
O acordo com o parceiro de dados permitirá ao Ibope expandir sua amostragem de audiência na internet de 25 mil indivíduos para, aproximadamente, 60 milhões — base de usuários registrados do parceiro do Ibope.
“A internet fornece uma infinidade de métricas, e o grande desafio é como usar os dados de forma que faça sentido para o anunciante”, diz Janette Shigenawa, diretora do Ibope Nielsen Online.
“Essa iniciativa possibilita um acompanhamento preciso da audiência de campanhas publicitárias na web.”
O sistema funciona por meio de tags (palavras-chave) adicionadas às campanhas. Toda vez que a campanha é veiculada, a tag é acionada, permitindo contar as impressões entregues (quantas pessoas foram impactadas).
A tag então envia automaticamente um comando para o parceiro de dados com informações sobre os usuários que visualizaram os anúncios.
O parceiro de dados identifica quais desses usuários estão registrados em sua base de dados e fornece a idade e o sexo desses usuários.
Os dados são então trabalhados pelo Ibope, de forma a representar o universo total da campanha.
A implementação do sistema acontece em meio a polêmicas sobre o uso de dados pessoais, que deveriam ser sigilosos, para fins de publicidade na web.
Comp informações da FSP