Dois novos sintomas indicam quando a pessoa sofre um derrame

Sintomas de Derrame ou AVC

O IMPORTANTE É AGIR COM RAPIDEZ

Até agora os médicos conheciam três sintomas principais que podem indicar quando uma pessoa está sofrendo um derrame.

Derrame é o nome genérico que popularmente se dá ao AVC — acidente vascular cerebral, que pode ser isquêmico ou hemorrágico.

O primeiro é fraqueza facial, notar se a pessoa consegue sorrir ou se um canto da boca ou um dos olhos está com aparência caída.

Outro sintoma é a fraqueza nos braços, observar se a pessoa consegue erguer os dois braços.

E o terceiro sintoma são os problemas de fala, tentar detectar se a pessoa consegue falar claramente ou entender o que outra pessoa fala.

Só que existem outros dois sinais adicionais que precisam ser observados: fraqueza nas pernas e perda de visão.

A descoberta foi resultado de um projeto desenvolvido pela University Hospitals of Leicester NHS Trust (parte do serviço público de saúde britânico).

Para Ross Naylor, professor da universidade, as pessoas precisam começar a procurar pelos cinco sintomas e não apenas pelos três já consagrados.

“Temo que muitas pessoas não saibam que qualquer um que esteja com um ou ambos destes sinais adicionais, sozinhos ou com um dos outros três sintomas, pode significar um indicador de que a pessoa, ou um ente querido, está tendo um derrame e também precisa procurar ajuda médica com urgência”, disse ele.

Simon Cook, da Stroke Association, entidade assistencial britânica voltada para o tratamento do derrame, acredita que o mais importante é que as pessoas se lembrem de agir rapidamente quando observarem os sinais de um derrame e liguem para os serviços de emergência.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *