Yaeba fashion – quanto mais tortos os dentes, mais kawaii

Moda no Japão

DENTIÇÃO ENCAVALADA

A Cachaça da Happy Hour

Quem já foi um dia ao Japão, não pode ter deixado de reparar na enorme quantidade de japoneses que possuem dentes tortos. Mas ninguém pense que o motivo para não usar aparelho se dá por preguiça ou falta de grana. O que acontece é que na terra do sol nascente ter dente torto e encavalado é considerado bonito e kawaii — fofo ou charmoso.

Se no Brasil e nos países ocidentais, o lance é ter dentes perfeitos, ou seja, brancos e alinhados, no Japão e em parte da Ásia o Yaeba faz o maior sucesso. A tal ponto que quem tem dente certinho vai ao dentista, especialmente para desalinhá-lo. Apesar de bizarro, é a mais pura realidade!

YAEBA – UMA QUESTÃO CULTURAL

O Japão nos mostra que o modelo de estética e beleza pode ser diferente de um país para o outro. E esse negócio de ter os caninos levemente ou forçadamente para frente, nada tem a ver com a onda vampiresca devido ao sucesso da saga Crepúsculo.

É muito mais do que simples modinha! É na verdade uma manifestação cultural, que já existe há muito tempo e passa através das gerações.

Alguns japoneses até usam aparelho ortodôntico para corrigir e alinhar os dentes, porém eles ainda são minoria. Por incrível que pareça, a procura pelo dentista entre os jovens japoneses, se dá mais para o desejo de “entortar” do que para alinhar os dentes.

Moda - dentes tortos

O Plaisir Salon Dental, um consultório que fica no bairro Ginza, em Tóquio, anda bem requisitado para fazer esse procedimento, onde são fixadas mini presas postiças que podem ser provisórias ou permanentes em pessoas que querem ter os caninos mais protuberantes.

O procedimento dura 1 hora e custa em torno de 390 dólares (algo em torno de 700 reais). Recentemente, uma repórter da TV japonesa foi até o consultório para mostrar como é feito o procedimento do implante dos caninos postiços. Assista ao vídeo da reportagem aqui.

ORIGEM E SIGNIFICADO DO YAEBA

A tradução da palavra Yaeba “(八 重 歯) seria “dente duplo” em japonês e significa quando os dentes caninos superiores, ficam mais saltados ou encavalando os dentes vizinhos. Desta forma os dentes se assemelham a presas de gato ou vampiro.

Esta característica é considerada bonita e charmosa para ambos os sexos no Japão, embora seja mais comum em meninas.

No Japão, o Yaeba é associado ao fato de que dentes tortos lembram dentes de leite que, por sua vez, remetem à infância. E os japoneses adoram esse lance de parecer criança e de gostar de coisas kawaii. Ou seja, o Yaeba aparentemente se resume à simples e pura necessidade que os japas têm de se sentirem mais jovens.

Presume-se que o Yaeba veio para contradizer a perfeição, ou seja, se tornou uma fuga dos padrões muito perfeitos. Valorizando-se a imperfeição, ela se torna um atrativo. Isso tanto é verdade, que muitas artistas japonesas aderiram ao Yaeba, como Kana Moon, Mika Nakashima, Ayumi Hamasaki, entre outras celebridades famosas asiáticas.

Via Japão em Foco

Deixe um comentário simpático neste artigo: