artesanato

objetos decoração acessórios bijuterias jóias cofres brindes

xadrez

tabuleiros peças criatividade jogos raciocínio inteligência

veículos

customização jeeps clássicos volantes manoplas reformas

inovação

criação design tecnologia matrizes protótipos projetos

webdesign

sites construção otimização conteúdos consultoria blogs

Início » artigos, blog econsciência inovadora, consciência, economia, vídeo

Vídeo A História das Coisas: consumo vira “religião”

Enviado por em 16 de julho de 2010 – 12:30Comente

Do blog ECOnsciência

Estrategistas planejaram que os bens fossem consumidos, destruídos, substituídos e descartados em ritmo alucinante. Este padrão de consumo se transformou em ritual para a satisfação espiritual e exaltação do nosso próprio ego. Por que aceitamos passivamente esta manipulação?

A história das coisas - consumismo capitalista

Pouco depois da Segunda Guerra Mundial estudava-se uma forma de impulsionar a economia ocidental. O analista de vendas Victor LeBeau, conselheiro econômico do presidente Eisenhower, dos EUA, articulou a solução que se tornaria a doutrina do novo sistema capitalista a ser implantado. Ele ensinou:

“A nossa enorme economia produtiva exige que façamos do consumo o nosso ideal, a nossa forma de vida [way of life], que tornemos a compra e o uso de bens em rituais, que procuremos a nossa satisfação espiritual, a satisfação do nosso ego no consumo… Precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas, substituídas e descartadas a um ritmo cada vez maior… O objetivo da economia é produzir cada vez mais bens de consumo”.

Em outras palavras: é a obsolescência planejada, que torna descartáveis todos os produtos que consumimos, mesmo quando em perfeitas condições de uso.

Mas por que não se priorizou o que realmente importa — os cuidados médicos, a educação, os transportes seguros, a sustentabilidade ou a justiça? Como conseguiram que adotássemos o novo sistema de forma tão entusiástica?

Este vídeo mostra os problemas sociais e ambientais criados como consequência do nosso hábito consumista inconsequente, apresenta os problemas deste sistema manipulador e mostra como podemos revertê-lo. Até porque nem sempre foi assim.

Por sugestão do nosso amigo Rodrigo Cacilhas.

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora

Comente!

Adicione um comentário abaixo, ou trackback para o seu site. Você pode também inscrever-se para esse comentário via RSS.

Seja elegante. Mantenha-se dentro do assunto, não escreva tudo em maiúsculas e, claro, sem Spam.

(necessário)