Uma ‘cachoeira da fumaça’ na zona da mata mineira

Corredeira próxima de São João Nepomuceno

Do blog A Cachaça da Happy Hour (publicado em 07/11/2009)

Boa parte da infância passei brincando exatamente nestas pedras da Cachoeira da Fumaça, na margem esquerda do Rio Novo – afluente do Rio Pomba, que corta parte da enorme Zona da Mata mineira. Na realidade, trata-se de uma corredeira que forma uma espécie de spray d’água, com o impacto da correnteza nas rochas.

Cachoeira da Fumaça no Rio Novo
A Cachoeira da Fumaça fica localizada no município de Descoberto, ex-distrito de São João Nepomuceno. Sua população é estimada em cerca de 5 mil habitantes – em sua maioria descendentes de italianos que migraram para trabalhar no campo, especificamente nas antigas plantações de café.

Cachoeira da Fumaça na Zona da Mata
Embora esteja situada em propriedade particular, o acesso à cachoeira é aberto ao habitantes locais e turistas. A turbulência das águas não permite o mergulho, a não ser num remanso mais abaixo. O local, sossegado, é ideal para descanso, contemplação e aos adeptos do ecoturismo. Pequenos grupos costumam se reunir nas redondezas para o lazer em família.

Cachoeira da Fumaça - Cachaça Araci
Muito legal, vale uma chegada. Deitar nas pedras e se deixar levar pelo ruído contínuo do rio é uma viagem. Transcendental.

As três imagens iniciais são uma concepção artística do fotógrafo Marcus Martins. Esta última foto é do Alexandre Carvalho. Clique em cada uma delas para ampliar.

* * *

Blog da Nívia de Oliveira Castro

2 comentários em “Uma ‘cachoeira da fumaça’ na zona da mata mineira

  • 21 de agosto de 2010 em 19:12
    Permalink

    Olá!;

    É com tristreza que vejo a Cachoeira da Fumaça abandonada, estive lá hoje (21/08/10); fico com muita depressão de rememorar aquele cenário de abandono.
    Gostaria de saber se existe a possibilidade da Cachoeira reabrir para o público, é uma grande perda não só para Araci, mas pra toda região e para os fãs do lugar – se eu não for o admirador número um da Cachoeira da Fumaça – sou sério candidato!

    Grato
    João Marcelo – Juiz de Fora

    Resposta
  • 19 de julho de 2010 em 18:37
    Permalink

    Nossa isto é um pedaço do céu na terra, um verdadeiro paraiso que deve ser conservado.

    Parabéns pelas fotos, são lindissimas.!

    Resposta

Deixe um comentário interessante neste artigo: