Terra celebra mudança de estações e teme queda de satélite UARS


Satélite cai na Terra

PERIGO QUE VEM DO CÉU

Do blog ECOnsciência

Nesta sexta-feira, 23 de setembro, a Terra receberá a esperada e benvinda chegada das novas estações e, no mesmo dia ou sábado, no máximo, uma perigosa saraivada de fragmentos metálicos resultantes da desintegração do satélite UARS, durante a sua entrada na nossa atmosfera.

Os cientistas da Nasa calculam que pelo menos 26 grandes peças deste artefato espacial — maior que um ônibus e pesando quase 6 toneladas — sobreviverão às altas temperaturas do reingresso e cairão em latitudes situadas entre o norte do Canadá e o sul da América do Sul.

Até agora o engenho é um ponto luminoso no céu que teve imagens captadas por um astrônomo amador. Thierry Legault, engenheiro francês, conseguiu gravar um vídeo no dia 15 de setembro, quando o satélite passou sobre a França.

Legault, que mora em Paris, usou uma câmera especialmente projetada para capturar a imagem da queda do satélite através de seu telescópio. As imagens foram disponibilizadas em seu site Astrophoto.

Após 20 anos de uso, o satélite se deslocou da órbita em que estava e deve cair entre 23 e 24 de setembro em algum lugar da Terra, entre os paralelos 57 norte e 57 sul do equador, uma área que inclui cidades densamente povoadas.

Todavia, a agência espacial americana só poderá saber o lugar exato duas horas antes que o satélite alcançe a atmosfera.

Via Terra Ciência

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora


Deixe um comentário interessante neste artigo: