Sabe por que seu chefe é autoritário? Porque ele tem medo de você

Chefe autoritário e inseguro

FALSO PERFIL

A Cachaça da Happy Hour

Tem gente que se borra de medo quando fica frente a frente com a chefia no emprego. Muitos chegam a se demitir porque não aguentam trabalhar com chefes autoritários e destrutivos, que têm sempre uma crítica numa das mãos e uma pedra na outra.

Saiba então que, debaixo deste perfil cruel e ameaçador, seu superior hierárquico pode esconder uma pessoa frouxa e insegura quanto a si mesma, pelo que sugere uma pesquisa feita nos EUA — e que pode, não se iluda, ser muito bem aplicada por aqui.

Teresa Amabile, psicóloga da Universidade de Harvard, conduziu com sua equipe o seguinte experimento: pessoas que eram notáveis em seus campos profissionais, ou de conhecimento específico, eram convidadas a analisar o trabalho de outros do mesmo ramo.

Antes da tal análise, alguns destes convidados foram colocados em situação de insegurança: os pesquisadores diziam a eles que o trabalho a ser analisado era obra de alguém realmente competente.

Em outras palavras, faziam o analisador se sentir “ameaçado”, ainda que indiretamente, pelo autor do trabalho que iria julgar.

O MEDO DE QUEM ESTÁ POR BAIXO

As críticas mais severas, conforme os psicólogos apuraram, vieram justamente do grupo dos ameaçados. Quanto mais a pessoa sentia que estava diante de um concorrente em potencial, alguém cujo perfil de especialista poderia ser maior do que o seu, mais pesada era a avaliação.

Apenas os avaliadores que não foram induzidos a essa “ameaça” conseguiam fazer considerações mais imparciais.

Em alguns casos, as críticas dos inseguros chegavam a ser iguais às dos seguros, mas com uma diferença de tonalidade: os primeiros usavam palavras rudes e negativas, e os segundos preferiam suavizar o julgamento.

Esta pesquisa gera uma reflexão que, de acordo com a psicóloga, serve para todos os níveis hierárquicos. Se você comanda um grupo de funcionários, será que está fazendo críticas justas ou apenas tem medo que algum deles se destaque mais do que você?

Se, por outro lado, você é um subalterno que volta para casa deprimido com as críticas que recebeu do patrão, não seria a hora de ter a opinião de alguém de fora para descobrir que seu trabalho não é tão ruim quanto ele quer te fazer crer?

Com HypeScience

Deixe um comentário interessante neste artigo: