Roupa estampada protege surfista contra ataques de tubarão

OS DESENHOS SALVA-VIDAS NA BORRACHA


Praticantes de surf, windsurf e mergulho já deverão aparecer brevemente nas praias com novas roupas de borracha para isolamento térmico.

Além de proteger contra a baixa temperatura da água, o agasalho isotérmico de neoprene ganhou estampas para afastar o perigo dos tubarões.

SAMS - Shark Attack Mitigation Systems

A novidade foi lançada pela empresa australiana SAMS — sigla em inglês para algo como “sistema de proteção contra ataque de tubarões” — com o apoio de biólogos marinhos da Universidade da Austrália Ocidental.

Embora os tubarões usem uma série de sentidos para localizar a sua presa, sabe-se que a visão é o sentido crucial na fase final de um ataque.

Por perturbar e confundir a percepção visual de um tubarão, as roupas com listras berrantes podem desviar um ataque por completo ou pelo menos adiá-lo, dando tempo suficiente para o esportista sair da água.

São dois tipos básicos de agasalhos: o Padrão Cryptic, é destinado a mergulhadores e nadadores. Os pesquisadores dizem que “os tubarões têm dificuldade em ver esse padrão por causa de suas misturas disruptivas de coloração”.

O Padrão Warning, projetado para surfistas, adverte o tubarão contra o usuário, imitando os padrões de aviso de peixes que enviam uma mensagem do tipo “fique longe”.

As roupas, por si só, podem não garantir completamente um tubarão de atacar, mas os testes realizados até agora mostram uma “forte probabilidade de obter uma hesitação, dando ao usuário a chance de escapar”.

A tecnologia de estampas também pode ser adesivada em equipamentos para a prática de esportes náuticos — como pranchas, caiaques e tanques de mergulho — para prevenir as dentadas das feras marítimas.

Um comentário em “Roupa estampada protege surfista contra ataques de tubarão

Deixe um comentário simpático neste artigo: