Reciclagem a laser apaga tinta de papel impresso para reuso

Reutilização de papel impresso

INOVAÇÃO ECOLÓGICA

Do blog ECOnsciência

Nada mais por fora do que amassar a folha de papel impresso ou usado e simplesmente jogar na lata de lixo. Olha o desperdício com material tão nobre.

Com este foco, engenheiros da Universidade de Cambridge acabam de criar uma “desimpressora” que permite reutilizar o papel que já estava com tinta.

O método envolve o uso de rápidas aplicações de laser para apagar as palavras e imagens, aquecendo o material impresso até o ponto que ele vaporiza.

Os pesquisadores dizem que o aparelho funciona com papeis e tintas comuns, e acaba sendo mais ecológico do que os métodos de reciclagem tradicional.

Porém, mais pesquisa ainda é necessária para que o produto seja disponibilizado no mercado. “Quando você usa o laser, ele atinge a fina camada de tinta e aquece até o ponto que ela vaporiza”, afirma o líder do estudo, David Leal-Ayala.

A Toshiba já vende uma impressora que apaga a tinta, mas a máquina depende de sua própria tinta especial para funcionar. Malandragem comercial, claro.

PULSOS VERDES

Os engenheiros testaram uma série de lasers ultravioletas, infravermelhos e visíveis, com velocidades diferentes. No fim, o melhor foi o laser verde, com uma duração de quatro bilionésimos de segundo.

De acordo com eles, o papel ficou sem nenhum dano e “comparável a um em branco, novo”. Um sistema de extração de gases foi usado para capturar nanopartículas e gases que poderiam prejudicar o processo.

SUBSTITUINDO A RECICLAGEM

Os pesquisadores acreditam que a reciclagem ainda vai ser um processo mais barato, mas o preço do equipamento deve diminuir conforme a produção aumentar.

“Quando você recicla o papel, usa muitas fontes”, afirma Leal-Ayala. “Você usa eletricidade, água e químicos, e o único motivo pelo qual você não reutiliza o papel é porque a tinta está nele”.

Se o papel continua em boas condições, porque utilizar um processo tão longo como a reciclagem convencional?

Com HypeScience

2 comentários em “Reciclagem a laser apaga tinta de papel impresso para reuso

  • 14 de agosto de 2012 em 08:44
    Permalink

    Preciso apagar uma data. Será que consigo?

    Resposta
    • 14 de agosto de 2012 em 10:09
      Permalink

      Jane,
      conforme pode ser lido no artigo tal equipamento ainda não está disponibilizado para uso comercial, ou seja, ainda está na fase de testes.

      De qualquer forma, se a data que você quer apagar estiver numa foto é só digitalizá-la (fazer uma cópia através de um scanner), editá-la no computador, num editor de fotos (do tipo Photoshop) e revelá-la novamente numa loja de fotos – lembrando que a foto editada deverá estar no formato final JPG, resolução 300 dpi e perfil de cores RGB.

      Se a data a ser apagada/modificada estiver num documento impresso é só digitalizá-lo como foi descrito acima – como se fosse uma foto, apagar/modificar a data e reimprimir o documento normalmente numa impressora comum.

      Espero que isso resolva seu problema.
      Boa sorte!

      []’s

      Resposta

Deixe um comentário interessante neste artigo: