Por que o conservador é burro e o progressista inteligente?

Inteligência: Conservadores X Progressistas

DIREITA X ESQUERDA

O Chefe de Redação

A notícia em si não é nova, tendo sido publicada há cerca de dois anos, mas é uma oportunidade única para uma bela provocação: caso tenha avançado na leitura deste post até aqui nem seria preciso perguntar com qual dos dois ícones acima você se identifica. Como a resposta é evidente, permita-me dar-lhe os parabéns pela escolha e, portanto, ilumine o seu semblante:

SORRIA, VOCÊ É MAIS BRILHANTE DO QUE OS OUTROS!

Um estudo canadense que inclui dados coletados por mais de 50 anos seguidos, diz que as pessoas com opiniões políticas de direita tendem a ser menos inteligentes do que as de esquerda.

Quer dizer, burras, tacanhas! O que confirma aquilo que, na prática, todos nós já sabíamos pela simples observação das pessoas no nosso entorno.

Ao mesmo tempo, adverte que as crianças com menor QI, ou quociente de inteligência, têm a propensão para desenvolver pensamentos racistas e homofóbicos na idade adulta.

A pesquisa foi realizada por acadêmicos da Universidade Brock, em Ontário, e coletou a informação junto a mais de 15 mil pessoas, comparando o nível de inteligência encontrado na infância com os seus pensamentos políticos como adultos.

Os dados são baseados em dois estudos realizados na Inglaterra a partir de 1958 e 1970. Os caras mediram a inteligência de crianças com idade entre 10 e 11 anos. Em seguida, foram longamente monitoradas para se descobrir suas posições políticas após 33 anos de idade.

“Os indivíduos com menores capacidades cognitivas gravitaram em torno de ideologias conservadoras que mantêm as coisas como elas são, porque isso fornece um senso de ordem”, dizem no estudo publicado no Psychology Today.

Segundo as conclusões da equipe, as pessoas com menor nível de inteligência orbitam pensamentos de direita, porque se sentem mais seguros no poder, o que se pode relacionar ao seu nível educacional, acrescenta o site de psicologia.

Mas esta não foi a única conclusão a que chegaram os investigadores. Dados de um estudo de 1986 nos Estados Unidos sobre o preconceito contra os homossexuais, revelam que pessoas com baixa inteligência detectada na infância tendem a desenvolver pensamentos ligados ao racismo e homofobia.

“As ideologias conservadoras representam um elo crítico através do qual a inteligência na infância pode prever o racismo na fase adulta. Em termos psicológicos, a relação entre inteligência e preconceitos pode ser derivada de indivíduos com baixas habilidades cognitivas apoiando ideologias de direita, conservadoras, porque elas oferecem uma sensação de estabilidade e ordem“, acrescentou.

“No entanto, é claro que nem todas as pessoas prejudicadas são conservadoras”, disse a equipe de pesquisa. Só a maioria. Daí, o conselho no subtítulo do post: sorria, porque você é um privilegiado…

Direita x Esquerda

Com Vi o Mundo

3 comentários em “Por que o conservador é burro e o progressista inteligente?

Deixe um comentário simpático neste artigo: