Plantas carnívoras em risco de extinção por causa do comércio ilegal

Ameaça de extinção

RARAS, EXÓTICAS, LINDAS E… AMEAÇADAS

Do blog ECOnsciência

Mais da metade das espécies de plantas carnívoras corre risco de extinção. Além da perda do habitat para a agricultura, há um forte comércio ilegal que incentiva a coleta desenfreada de plantas silvestres.

O mercado negro de plantas carnívoras está tendo um impacto significativo sobre o número dessas espécies na natureza. A poluição também é considerada outra grande ameaça.

As plantas carnívoras vivem em ambientes pobres de nutrientes, têm crescimento lento e baixa taxa de reprodução.

Os pesquisadores David Jennings e Jason Rohr do departamento de Biologia Integrativa da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, ressaltam que assegurar a conservação destas plantas evita a extinção de espécies secundárias que dependem das plantas carnívoras.

Em um artigo publicado no periódico científico Biological Conservation, os autores pontuam todos os fatores que dificultam a preservação das 48 espécies de plantas carnívoras ameaçadas. O estudo se baseou na lista da União Internacional de Conservação da Natureza.

Visto no Último Segundo

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora

3 comentários em “Plantas carnívoras em risco de extinção por causa do comércio ilegal

      • 6 de abril de 2012 em 15:17
        Permalink

        Permitam-me ajudá-los, amigos. Trata-se da ‘Drosera capensis’, conhecida em inglês como ‘Cape sundew’ , algo como ‘lamaçais do Cabo’. Refere-se portanto à Cidade do Cabo, capital legislativa da África do Sul, de onde é procedente. Se fizerem uma busca por imagens no Grande Oráculo, vai aparecer cada uma mais bonita (e esfomeada) que a outra, para azar das moscas que ousam aterrissar em sua traiçoeira folhagem.

        Resposta

Deixe um comentário interessante neste artigo: