Para que serve o punho cerrado? Para melhorar a memória

O PUNHO ERGUIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO!

Neném com punhos cerrados

Cerrar os punhos não serve apenas para esmurrar adversários ou comemorar o sofrido gol do seu time de futebol, no último minuto de jogo. Há coisas mais nobres e inteligentes a fazer com eles.

Por exemplo, é muito bom para a cabeça. O movimento de fechar e apertar completamente as mãos ativa regiões específicas do cérebro que estão associadas ao processamento da memória.

Uma experiência da Montclair State University, nos EUA, com 50 de seus estudantes, demonstrou que cerrar o punho direito facilita a memorização de uma grande lista de palavras.

E o esquerdo? Este torna mais fácil o acesso à informação gravada na memória de curto prazo.

HEMISFÉRIOS DO CÉREBRO

Para os pesquisadores, os movimentos estimulam uma certa parte do cérebro responsável pelo armazenamento das recordações e por sua extração.

Pesquisas anteriores já haviam revelado que cerrar a mão direita ativa o hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto fazer o mesmo movimento com o punho esquerdo ativa o contrário, o direito.

Os movimentos estão associados às emoções – por exemplo, cerrar o punho direito em momentos de felicidade ou raiva, e o esquerdo com tristeza ou ansiedade.

De acordo com estudiosos, o processamento da memória usa os dois lados do cérebro – o esquerdo seria responsável pela gravação das lembranças e o direito, por recuperá-las.

Deixe um comentário simpático neste artigo: