OMS lança plano contra obesidade no Dia Mundial do Hambúrger

LUTA CONTRA DOENÇAS NÃO CONTAGIOSAS

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Foi apenas “coincidência”: na data em que é comemorado o Dia Internacional do Hambúrger, os países membros da Organização Mundial da Saúde reunidos desde 20 de maio em Genebra, na Suiça, decidiram adotar um plano de ação contra doenças cardiovasculares, o câncer ou a diabetes crônica.

O plano da OMS é modificar modos de consumo exagerados, que incluem fumar, consumir bebidas alcoólicas ou comer alimentos que prejudicam a saúde e propiciam enfermidades não contagiosas, com o objetivo, entre outras coisas, de conter o aumento da obesidade no mundo até 2020.

A batalha contra a epidemia da obesidade é uma prioridade, de fato, tendo se transformado em um dos principais fatores da luta contra as doenças não contagiosas.

Segundo um estudo publicado há dois anos que examinou a evolução do sobrepeso entre 1980 e 2008 nas pessoas com mais de 20 anos, em 2008 mais de 10% dos adultos no mundo eram obesos.

Nos países ricos, os Estados Unidos eram o mais afetado pela obesidade, seguido por Nova Zelândia, enquanto a população do Japão registrava o menor índice de sobrepeso. Na América Latina, os mais afetados eram México, Argentina, Cuba e Brasil.

O plano da OMS, que inclui várias medidas, destaca a necessidade das empresas de alimentos e bebidas de reduzir os níveis de sal e açúcar adicionados aos produtos, assim como de substituir as gorduras saturadas por gorduras insaturadas, além da redução das porções.

Também pede às autoridades nacionais um controle maior da publicidade de comidas e bebidas prejudiciais à saúde dirigida às crianças, com o objetivo de reduzir a obesidade dos menores.

A Aliança Internacional de Alimentos e Bebidas (IFBA), integrada por grandes empresas do setor, como Coca-Cola, Kellog’s, McDonald’s, Nestlé, Pepsico e Unilever, não concorda com os principais pontos propostos pelo plano da OMS.

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