Olhos do camarão melhoram a leitura dos CDs e DVDs

Olhos do camarão

O MAIS COMPLEXO SISTEMA DE VISÃO

Do blog ECOnsciência

Está muito equivocado quem supõe que o bom e velho camarão só tem utilidade para enriquecer nossa gastronomia. Pois veja o que saiu tempos atrás na Nature:

Pesquisa da Universidade de Bristol, no Reino Unido, mostra que o camarão ‘mantis’, encontrado na Grande Barreira de Coral australiana, pode ajudar cientistas a melhorar a leitura de dispositivos como CDs e DVDs e filtros polarizadores de câmeras fotográficas ou de vídeo.

Isso acontece porque o colorido crustáceo — da espécie odontodactylus scyllarus — tem o sistema de visão mais complexo que se tem notícia.

O minúsculo animal marinho é capaz de enxergar nada menos que 12 cores e ainda tem a capacidade de diferenciar luz polarizada.

Para se ter uma ideia, nós humanos captamos apenas três cores que, combinadas, formam todo o espectro de variações que nosso cérebro é capaz de identificar.

Recifes de coral são uma das principais formações que podem desaparecer em massa com as mudanças do clima provocadas pelo aquecimento global.

Fonte: O Eco (clique na imagem para ampliar)

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora

Um comentário em “Olhos do camarão melhoram a leitura dos CDs e DVDs

  • 3 de abril de 2011 em 15:44
    Permalink

    foto mais linda, marcos. que ampliacao espetacular. agora sim ja da para degustar o bixinho com mais respeito. pena que quando cozinha muda de cor. rs. tchau. fatima

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: