O chabú da ‘chuva de meteoros’ e a galáxia ‘gancho de carne’


Telescópio Espacial Hubble

GALÁXIA NGC 2442 ou GANCHO DE CARNE

Do blog ECOnsciência

Desisto. Confesso que na última semana passei parte das madrugadas (sem problemas, eu durmo tarde mesmo) de olho no céu, 30° acima da linha do horizonte, direção Leste, para contemplar o “espetáculo” anunciado de uma tal chuva de meteoros.

Que não veio, não fez um mísero risquinho no breu, não lançou uma estrelinha cadente sequer para eu tentar aquela “simpatia” do pedido secreto. Vou ter que aguardar a passagem de um cometa grandão para ganhar a Mega-Sena sozinho outra hora.

Em compensação, ao investigar na rede o motivo do chabú com os fireballs cósmicos, topei com esta belíssima imagem recentemente enviada pelo telescópio espacial Hubble, da galáxia NGC 2442, chamada, devido à óbvia aparência, de galáxia do “S” ou Gancho de Carne.

Situada na constelação austral do Peixe Voador é facilmente reconhecida pelos seus braços assimétricos em espiral. Supõe-se que a forma distorcida se deve à interação gravitacional com uma outra galáxia em determinado momento da sua evolução – embora até agora os astrônomos não tenham conseguido identificar de forma clara esse outro objeto sideral.

Para quem gosta do assunto, mais informações no Ciência Hoje. E clique na imagem acima para abrir um wallpaper bem legal. Quanto à minha rotina, acho que finalmente vou pra cama antes das três.

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora

Deixe um comentário interessante neste artigo: