Novo capacete com realidade aumentada para motociclistas

HOMEM DE FERRO VOA SOBRE DUAS RODAS

Capacete LiveMap

Um capacete digital e cheio de altas tecnologias, bem no estilo Homem de Ferro, se prepara para sair da prancheta de projetos e voar sobre as duas rodas das motocicletas.

Sonho de todo motociclista, o equipamento de proteção com sistema de GPS, dados sobre as estradas e alguns aplicativos está mais próximo de virar realidade do que se imagina.

A autora da façanha é a empresa russa LiveMap, que desenvolveu um protótipo de capacete com realidade aumentada, uma espécie de Google Glass para motociclistas.

O capacete está listado no site de crowdfunding (financiamento pela internet) Indiegogo e vem com tecnologia e recursos que apenas pilotos de caça têm acesso atualmente.

O projeto já conta com o apoio financeiro do Departamento de Ciências de Moscou e de várias outras organizações russas, mas a empresa está à procura de financiamento adicional para colocá-lo em funcionamento.

Capacete com GPS

Semelhante aos capacetes de jatos F-35 de combate, projeta uma imagem translúcida colorida sobre a viseira e cria uma visão desobstruída. Ele virá com sua própria interface e impede que os usuários assistam vídeos enquanto guiam.

A “realidade aumentada” no display do capacete inclui um sensor de luz para ajustar o brilho da imagem de acordo com as condições externas de luz, bem como um acelerômetro, giroscópio e bússola digital para rastrear os movimentos da cabeça.

O capacete digital também é inteligente sobre como minimizar condução distraída – um mapa é exibido apenas quando a velocidade do motociclista está perto de zero.

Para longas viagens, o capacete da motocicleta possui duas baterias de 3000 mAh e um microfone para controle de voz que mantém ambas as mãos fixadas no guidão.

A LiveMap planeja lançar o capacete em agosto de 2014, com um preço de US$ 1,5 mil para dispositivos adquiridos em junho e US$ 2 mil para os adquiridos posteriormente.

Assista ao vídeo no YouTube

Deixe um comentário simpático neste artigo: