Mundo animal africano: menor tartaruga e maior crocodilo do mundo

Mini tartarugas

EXTREMOS OPOSTOS

Do blog ECOnsciência

Curiosidades animais extremas: um grupo de mini tartarugas egípcias nasceu no zoológico Marwell Wildlife, em Hampshire, na Inglaterra. Os filhotes, que pesam apenas 3g, têm o tamanho similar a uma moeda de R$ 0, 10.

A espécie Testudo kleinmanni é a menor do mundo e, por esta singular característica, encontra-se seriamente ameaçada de extinção devido ao comércio ilegal.

A equipe responsável pelas tartarugas se certificou de que os ovos fossem mantidos em condições controladas, e depois de 111 dias eles começaram a eclodir. Os animais adultos desta espécie podem viver mais de 50 anos e atingir 15 cm de comprimento.

Mas vamos virar a moeda para examinar o outro lado…

Crocodylus thorbjarnarsoni

O maior crocodilo que já existiu viveu entre 2 e 4 milhões de anos atrás no Quênia, na África Oriental. O animal, com mais de 8 metros de comprimento, era grande o bastante para engolir um humano.

Os pesquisadores da Universidade de Iowa, nos EUA, reconheceram o Crocodylus thorbjarnarsoni a partir de fósseis examinados há três anos no Museu Nacional do Quênia, na cidade de Nairóbi. Alguns foram encontrados em lugares importantes para descobertas de fósseis humanos.

Ele viveu com nossos ancestrais, e provavelmente se alimentou deles. “Não temos fósseis humanos com mordidas de crocodilo, mas estes animais da época eram maiores que os de atualmente, e nós éramos menores, então provavelmente não teria muita mordida envolvida”, afirma Christopher Brochu, membro da equipe.

Com Terra, aqui e aqui

Deixe um comentário simpático neste artigo: