Metade das reservas de gás do Brasil fica em Minas Gerais

Reservas de gás em Minas Gerais

A PRINCESINHA DO SÃO FRANCISCO

Do blog ECOnsciência

A gente nem se surpreende mais com a riqueza do solo e subsolo deste País onde, desde sempre, em se plantando tudo deu e, de uns tempos para cá, em se furando, tudo passou a esguichar.

Agora, quem vai ficar bonita no mapa econômico é a pequena cidade mineira de Morada Nova de Minas, até então sem maiores perspectivas quanto ao futuro de seus oito mil e poucos habitantes.

Quis a natureza que das estranhas da pacata “Princesinha do São Francisco” — a quase 300 km ao norte de Belo Horizonte — aflorasse a riqueza dos hidrocarbonetos. Mas de um jeito espetacular.

Em apenas um poço, a Orteng, uma empresa privada que vem procurando gás na região há mais de dois anos, encontrou entre 175 bilhões e 195 bilhões de metros cúbicos de gás natural.

Para se ter uma ideia do tamanho do achado, na prática isto permitiria uma extração diária de cerca de 6 milhões de metros cúbicos ao longo dos próximos 25 anos.

Também significa que deste único poço será possível extrair 20% do que o Brasil importa da Bolívia todos os dias para abastecer indústrias, usinas térmicas de energia, lares e carros país afora.

Localização de Morada Nova de Minas

Hoje o Brasil tem um volume de reservas provadas de 417 bilhões de metros cúbicos de gás natural e as descobertas da Orteng ainda precisam de mais dados para entrar nessa conta.

Mas se forem confirmadas essas estimativas, é um volume de gás espantoso para apenas uma perfuração, representando algo bastante próximo de 50% de todo o gás que já foi descoberto no Brasil.

Só que as boas perspectivas se estendem bem mais adiante: pesquisas indicam que pode haver concentrações de gás em uma área que vai desde o centro do Estado até quase a divisa de Minas Gerais com a Bahia e com Goiás.

Além de Morada Nova de Minas, já foram encontrados indicativos de concentrações volumosas de gás em outras duas cidades do norte do Estado – Brazilândia de Minas e Corinto, que também vivem momentos de euforia.

A expectativa do governo de Minas Gerais é de que os investimentos apenas em prospecção passem dos R$ 1,2 bilhão nos próximos anos.

Conheça mais sobre Morada Nova de Minas no blog do Harley Moura e veja a sua vasta galeria de fotos no Flickr. (clique nas imagens deste post para ampliar)

Cachoeira em Morada Nova de Minas

Informações completas aqui

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora


2 comentários em “Metade das reservas de gás do Brasil fica em Minas Gerais

  • 12 de janeiro de 2013 em 22:40
    Permalink

    sou uma leitora assidua de suas informacoes.

    atenciosamente,
    Madalena

    Resposta
    • 13 de janeiro de 2013 em 11:17
      Permalink

      Obrigado, Madalena. Você é muito gentil e não pode imaginar o quanto nos deixa todos prosas.
      Abs, Marcos.

      Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: