Macacos aprendem a somar e já conseguem fazer contas

O ‘PLANETA DOS MACACOS’ ESTÁ A CAMINHO


Macaco somando nos dedos

Acaba de cair por terra a última coisa que ainda nos dava a impressão de ser superiores em relação aos outros animais: a capacidade de fazer cálculos. Ou, pelo menos, somar de acordo com a nossa lógica.

Os macacos, por exemplo, são capazes de efetuar somas, segundo estudo publicado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. O caminho até se chegar a esta descoberta foi longo.

Primeiro, os bichos foram ensinados a identificar símbolos que representassem números de 0 a 25 – o que aprenderam com uma precisão entre 70% e 90%, dependendo do tempo de treinamento.

Os macacos viam símbolos numéricos numa tela sensível ao toque e, sempre que os tocassem, recebiam uma recompensa com a quantia equivalente ao número. Com o tempo, eles entenderam que, ao juntar os símbolos, receberiam recompensas maiores, ou seja, bastaria somar.

Macacos aprendem a somar

Na foto acima, o macaco está prestes a escolher a combinação 4+5, porque entende que ela dá um número maior que 8. Se a questão fosse simplesmente apontar o número maior, ele teria ido diretamente no 8, mas o macaco sabia que o 9 feito pelo 4 com o 5 seria mais vantajoso.

Na base do chutômetro, a taxa de acerto teria ficado entre 10% e 30%, caso os macacos não tivessem raciocinado. Mas acontece que ela ficou acima de 50%, o que comprova que eles entenderam o enigma e tentaram resolvê-lo.

Para comprovar que não se tratava de simples memorização, os pesquisadores ensinaram outro conjunto de símbolos que representassem os números de 0 a 25 e imediatamente os macacos conseguiram repetir as contas.

Com Luis Nassif

Deixe um comentário simpático neste artigo: