PRODUTOS
artesanato

objetos decoração acessórios bijuterias jóias cofres brindes

xadrez

tabuleiros peças criatividade jogos raciocínio inteligência

veículos

customização jeeps clássicos volantes manoplas reformas

inovação

criação design tecnologia matrizes protótipos projetos

webdesign

sites construção otimização conteúdos consultoria blogs

Home » acessórios, artesanato, artigos, blog nemo design, manoplas, produtos, veículos

Lugar de caveira é na manopla de câmbio do carro

Enviado por on 26 de agosto de 2010 – 19:12 14 Comentários

Manopla de câmbio caveira

Do Blog Nemo Design

O uso das manoplas de câmbio com o formato de crânios de caveiras nos atuais carros tunados, hot cars e rat rods é uma tradição muito mais antiga do que se possa supor à primeira vista.

Para alguns trata-se apenas de um acessório automotivo de gosto questionável. Para outros, no entanto, é a joia da coroa para completar em grande estilo o processo de customização do veículo.

O certo é que se trata de um nicho de mercado sempre em expansão, que se sustenta com uma força inesgotável, acompanhando a evolução tecnológica ao longo dos tempos.

Dos primeiros modelos entalhados em madeira, passando pelos de baquelite e plástico, até chegarmos aos atuais formatos de resina colorida com fibras (inclusive de carbono), alumínio e aço inoxidável, foi uma longa jornada.

Apenas como curiosidade, uma das tarefas mais inglórias de se realizar é tentar descobrir na rede como e quando começou o uso desse tipo de acessório. Mas há algumas pistas bem interessantes.

Manopla câmbio tuning cabeça de caveira

Tudo indica que sua origem remonta à Grande Depressão de 1929 ou até mesmo à década que precedeu o “crash” da bolsa novaiorquina.

Naquele período grupos de desempregados começaram a perambular “sem destino” e em busca de trabalho pelos EUA, em seus calhambeques e na garupa das primeiras motocicletas.

Na medida em que os veículos envelheciam — e na óbvia impossibilidade de trocá-los por novos — a solução encontrada foi começar a criar enfeites que disfarçassem o seu mau estado de conservação.

Em jornadas empreendidas rumo ao Oeste norte-americano, aqueles milhões de jovens nômades oriundos das redondezas de Nova York tomaram contato com as culturas ameríndias, principalmente os Apaches. O estilo de vida desses povos mais aguerridos — que foram quase totalmente aniquilados por negar-se a viver no mundo dos brancos — influenciou e deu origem a gangues dos novos “rebeldes” de origem anglo-saxônica.

A incorporação da simbologia e ícones nativos – como caveiras, escalpos e casacos franjados, por exemplo – passou a refletir-se no comportamento libertário e, por extensão, na estética do vestuário e acessórios em geral.

O fato é que as manoplas de caveira com o passar do tempo caíram no gosto popular e agora continuam a adornar as bagaças mundo afora, sempre com o indispensável toque de bom-humor que caracteriza os adeptos dessas transformações radicais.

Manopla hot car caveira

Gear shift knob skull

Manoplas cabeça de caveira

Manopla de câmbio caveira custom

Para concluir, as duas primeiras fotos que aparecem logo no topo do post são de uma manopla de caveira estilizada — resina com acabamento laqueado em prata, preto e vermelho — que nós aqui da Matéria Incógnita remixamos de brincadeira a partir de vários modelos encontrados na Internet.

Só que para nossa surpresa e contra todos os prognósticos acabou virando uma das nossas atuais peças de resistência. Ainda bem!

ATUALIZAÇÃO (em 22/02/2012):

Vendas avulsas suspensas


14 Comentários »

  • Glauter disse:

    Boa noite. Estou interessado na manopla de caveira, gostaria de saber como posso adquirir uma e saber valores como frete e do próprio produto. fico no aguardo, obrigado.

    [Responder]

    Marcos Eduardo Machado disse:

    Olá, Glauter!
    Pedidos avulsos estão suspensos temporariamente.
    Veja a resposta (mais abaixo) que o Paulo deu à Nyvia.
    De qualquer forma, agradecemos o seu interesse.
    Abs,
    Marcos

    [Responder]

  • Maycon disse:

    Amigo, vc tem uma manopla exatamente igual a da Segunda foto?
    outra pergunta, ela serve em uma parati gl 94 ?
    Grato!

    [Responder]

  • Nyvia disse:

    Quanto custa uma manopla exatamente igual a da primeira foto? meu carro é um Palio

    [Responder]

    Paulo Maurício Machado disse:

    No momento, Nyvia, estamos com a produção de todos os modelos de manoplas suspensa devido a outros compromissos profissionais assumidos mais recentemente. Quando retornarmos com a fabricação entraremos em contato. De qualquer forma, gratos pelo interesse e boa sorte em suas pesquisas por acessórios.

    [Responder]

  • samuel disse:

    adorei a primeira manopla (caveira prata) vcs estão comercializando? caso estejam, meu carro não é nenhum classico mas adora caveiras, corsa (classic) 2010, espero resposta para nois negociar. valeu

    [Responder]

  • claudio disse:

    a primeira manopla vcs possuem para venda?

    [Responder]

    Cláudia disse:

    Nós fabricamos estas manoplas especiais sob encomenda, Claudio. Trabalhamos mais com produtos personalizados, não temos interesse na produção em escala. Nestes casos, você tem que informar a marca, modelo e ano de fabricação do veículo através da página de CONTATO, que fica no menu superior desta página. Aí nós retornamos com informações completas para você por email.

    [Responder]

  • goy maia disse:

    a caveira vem do lado dos primeiros hot-rodders é um simbolo de despojo, de jovens que depenavam seus carros em razão dos pegas em desertos de sal, afinal quanto mais leve mais desempenho. e também segundo o saudoso boyd coddington a caveira estilizava e aterrorizava já que os primeiros rodders levavam em seus carros o adesivo “traffic violator” e o desenho dos coletores de descarga em chassis de fords nos motores v8 se assemelham a costelas e com o carro bem aliviado sem para-lamas, capô de motor, teto e interior depenado.

    [Responder]

  • Jota Bevilacqua disse:

    Essa manopla do topo criada pela Matéria Incognita é estilosa. Gostei.

    [Responder]

  • Neville disse:

    A harmonização tripla baseada no prata, preto e vermelho é a mais bonita e moderna que existe na atualidade para esse tipo de produto custom.

    [Responder]

  • Felipe disse:

    É só impressão minha ou o assunto seguido ao vídeo do trololó foi de propósito?
    Ou então ‘ato falho’ porque caveira+careca tem tudo a ver.

    [Responder]

  • Luisa disse:

    A primeira está bacana… Fashion! As demais estão hilárias.

    [Responder]

    Adílson disse:

    Eu diria mais: a segunda lá de cima tá parecendo muito a marca da caveira que ficava no anel do Fantasma, aquele super-herói dos tempos “antigões”, qdo eu ainda era criança… Boa lembrança. Gostei!

    Abs, Adílson

    [Responder]

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou faça um trackback a partir do seu próprio site.
Você também pode inscrever-se em Comments Feed via RSS.

Seja elegante. Mantenha-se dentro do tópico e não escreva tudo em MAIÚSCULAS.
Spam vai para o paredão!

Você também pode usar essas tags HTML abaixo:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> 

Este é um blog que permite o uso de Gravatar. Para obter seu próprio avatar mundialmente reconhecido, registre-se por gentileza no site Gravatar.

Imagem de SEGURANÇA
(necessário)

Top