PRODUTOS
artesanato

objetos decoração acessórios bijuterias jóias cofres brindes

xadrez

tabuleiros peças criatividade jogos raciocínio inteligência

veículos

customização jeeps clássicos volantes manoplas reformas

inovação

criação design tecnologia matrizes protótipos projetos

webdesign

sites construção otimização conteúdos consultoria blogs

Home » acessórios, artesanato, artigos, blog nemo design, manoplas, produtos, veículos

Lugar de caveira é na manopla de câmbio do carro

Enviado por on 26 de agosto de 2010 – 19:12 16 Comentários

Manopla de câmbio caveira

Do Blog Nemo Design

O uso das manoplas de câmbio com o formato de crânios de caveiras nos atuais carros tunados, hot cars e rat rods é uma tradição muito mais antiga do que se possa supor à primeira vista.

Para alguns trata-se apenas de um acessório automotivo de gosto questionável. Para outros, no entanto, é a joia da coroa para completar em grande estilo o processo de customização do veículo.

O certo é que se trata de um nicho de mercado sempre em expansão, que se sustenta com uma força inesgotável, acompanhando a evolução tecnológica ao longo dos tempos.

Dos primeiros modelos entalhados em madeira, passando pelos de baquelite e plástico, até chegarmos aos atuais formatos de resina colorida com fibras (inclusive de carbono), alumínio e aço inoxidável, foi uma longa jornada.

Apenas como curiosidade, uma das tarefas mais inglórias de se realizar é tentar descobrir na rede como e quando começou o uso desse tipo de acessório. Mas há algumas pistas bem interessantes.

Manopla câmbio tuning cabeça de caveira

Tudo indica que sua origem remonta à Grande Depressão de 1929 ou até mesmo à década que precedeu o “crash” da bolsa novaiorquina.

Naquele período grupos de desempregados começaram a perambular “sem destino” e em busca de trabalho pelos EUA, em seus calhambeques e na garupa das primeiras motocicletas.

Na medida em que os veículos envelheciam — e na óbvia impossibilidade de trocá-los por novos — a solução encontrada foi começar a criar enfeites que disfarçassem o seu mau estado de conservação.

Em jornadas empreendidas rumo ao Oeste norte-americano, aqueles milhões de jovens nômades oriundos das redondezas de Nova York tomaram contato com as culturas ameríndias, principalmente os Apaches. O estilo de vida desses povos mais aguerridos — que foram quase totalmente aniquilados por negar-se a viver no mundo dos brancos — influenciou e deu origem a gangues dos novos “rebeldes” de origem anglo-saxônica.

A incorporação da simbologia e ícones nativos – como caveiras, escalpos e casacos franjados, por exemplo – passou a refletir-se no comportamento libertário e, por extensão, na estética do vestuário e acessórios em geral.

O fato é que as manoplas de caveira com o passar do tempo caíram no gosto popular e agora continuam a adornar as bagaças mundo afora, sempre com o indispensável toque de bom-humor que caracteriza os adeptos dessas transformações radicais.

Manopla hot car caveira

Gear shift knob skull

Manoplas cabeça de caveira

Manopla de câmbio caveira custom

Para concluir, as duas primeiras fotos que aparecem logo no topo do post são de uma manopla de caveira estilizada — resina com acabamento laqueado em prata, preto e vermelho — que nós aqui da Matéria Incógnita remixamos de brincadeira a partir de vários modelos encontrados na Internet.

Só que para nossa surpresa e contra todos os prognósticos acabou virando uma das nossas atuais peças de resistência. Ainda bem!

ATUALIZAÇÃO (em 22/02/2012):

Vendas avulsas suspensas


16 Comentários »

1 Pingbacks »

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo ou um trackback a partir do seu próprio site. Você também pode subscrever a estes comentários pelo link: Comments Feed .

Seja elegante. Permaneça dentro do assunto. Não escreva tudo em MAIÚSCULAS.
Spam vai para a lista negra!

Você pode usar essas tags:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> 

Este é um blog que permite o uso de Gravatar. Para obter seu próprio avatar mundialmente reconhecido, registre-se por gentileza em Gravatar.

Top