Lava-jato automático com escovas rotativas… para vacas

BANHO RELAX MELHORA O HUMOR DO GADO


O pessoal da cidade, que não tem muita intimidade com a pecuária leiteira, pode até considerar bizarrice existir algo parecido com um “lava-jato” para vacas.

Mas não é nada disso. Como é aconselhável fazer com qualquer animal doméstico, por razões higiênicas o gado também deve ser lavado com frequência.

Banho em gado bovino

Só que isso dá um trabalho danado, devido ao tamanho do bicho. Afinal, é natural que, nos pastos, os animais se enfiem em matagais e atoleiros, voltando aos estábulos para a ordenha completamente enlameados.

Também estão sujeitos à hospedagem de parasitas, especialmente carrapatos, que causam prejuízos de mais de1 bilhão de dólares anuais, sendo 40% desse total relativo à diminuição da produção leiteira no País.

Daí a importância do equipamento desenvolvido pela DeLaval, especializada em soluções pecuárias. O sucesso é tanto que a empresa sueca vende dezenas de milhares de unidades por ano para todo o mundo.

Lava jato para vacas

Segundo o fabricante, as escovas rotativas são projetadas para melhorar a saúde, o conforto, o bem-estar e até o humor da vaca, diminuindo o estresse da ordenha.

A escova gira a uma velocidade amigável e oscila livremente em todas as direções, sem sobressaltos, ao longo e ao lado do animal.

As cerdas têm o comprimento e a dureza ideais para estimular a circulação sanguínea, ao mesmo tempo ajudando a vaca a manter-se limpa e calma.

Pelo que se percebe nas imagens acima e pelo que é demonstrado no vídeo, os bichinhos até que curtem bastante esse contato carinhoso.

Deixe um comentário interessante neste artigo: