artesanato

objetos decoração acessórios bijuterias jóias cofres brindes

xadrez

tabuleiros peças criatividade jogos raciocínio inteligência

veículos

customização jeeps clássicos volantes manoplas reformas

inovação

criação design tecnologia matrizes protótipos projetos

webdesign

sites construção otimização conteúdos consultoria blogs

Início » artigos, blog hot garagem, jeeps, veículos

Jeep Engesa – um off-road 4×4 que fez história

Enviado por em 18 de julho de 2010 – 15:159 Comentários

 

Jeep Engesa - pintura camuflagem

Do HotGaragem Blog – colaboração de Nívia de Oliveira Castro

O Jeep Engesa 4, carinhosamente chamado de “sapão”, é um dos ícones da indústria automobilística nacional. Durou pouco, mas o suficiente para figurar entre os melhores 4×4 já produzidos no Brasil. Veja as imagens desse raro “espécime”, com pintura de camuflagem, em perfeito estado de conservação.

Você está diante de uma das maravilhas da indústria automobilística nacional. Chega a provocar arrepios topar com uma preciosidade dessas no meio da rua, em encontros de jipeiros ou exposições de carros antigos — ainda por cima em tal estado de conservação. É muito jipe!

O Engesa 4 — ou EE-12 na versão militar — foi criado pela Engesa, empresa paulistana que atuava na fabricação de materiais bélicos e que se consagrou como principal fornecedora de carros de combate para o exército brasileiro.

Sua mecânica foi toda desenvolvida no Brasil, com exceção do motor, que foi emprestado, advinhe, do Opala quatro cilindros. A carroceria era de aço estampado, com capota de lona e suas suspensões tinham curso extraordinário. Aliados a uma estrutura rígida, contribuíam para torná-lo um veículo versátil no uso fora-da-estrada, capaz de transpor os maiores desafios.

O “sapão”, como alguns o chamavam por causa de seu formato quadrado com faróis redondos, era uma máquina que encarava bem os terrenos enlameados, repletos de pedras ou com água até a altura das portas.

Fabricado nos anos 80, o jipe Engesa teve sua produção interrompida com a falência da empresa no início da década passada. Mas entrou para a história como um dos melhores 4×4 já produzidos no Brasil.

Bem, é melhor encurtar a conversa e dar um passeio em torno desse bichão camuflado. Clique nas imagens para curtir os detalhes ampliados.

Jeep Engesa - pintura camuflada

Jipe Engesa

Jipe Engesa - restaurado

Jeep Engesa - Frente

As cinco imagens foram tomadas emprestadas da excelente galeria de Jeeps do Mateus, no Flickr. Indo até lá você poderá conferir essas e outras fotos em ampliações gigantescas. Vale a pena!

* * *

Blog Hot Garagem

9 Comentários »

Comente!

Adicione um comentário abaixo, ou trackback para o seu site. Você pode também inscrever-se para esse comentário via RSS.

Seja elegante. Mantenha-se dentro do assunto, não escreva tudo em maiúsculas e, claro, sem Spam.

(necessário)