Inseto ‘inventou’ engrenagem de máquina para conseguir pular

UMA INTELIGÊNCIA MECÂNICA NA EVOLUÇÃO

Rodas dentadas

Estupefatos. Foi como ficaram os cientistas que descobriram a incrível engrenagem semelhante a rodas dentadas de bicicleta nas articulações traseiras do Issus coleoptratus.

O inseto, também conhecido como Planthopper, se movimenta por meio de grandes saltos, como um gafanhoto. É uma das mais destrutivas pragas das plantações de arroz.

Segundo os entomologistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, as estruturas mecânicas ajudam a sincronizar os movimentos das patas do bicho durante os pulos.

Funciona como uma máquina: ao se preparar para saltar, os dentes da engrenagem de uma pata se encaixam nos espaços entre os dentes da outra, impulsionando o animal.

O mecanismo está presente apenas nas ninfas, forma intermediária entre a larva e o inseto adulto. Neste, a fricção entre as patas cumpre o papel antes desempenhado pelas engrenagens.

Os biólogos explicam que os insetos adultos se livram das “peças” por questões de sobrevivência: é que se um dos dentes quebrar, sua capacidade de locomoção ficaria comprometida.

Mais informações em Inside Science

Deixe um comentário simpático neste artigo: