Garota reduz tempo de recarga de celular para 20 segundos

INVENÇÃO TRAZ FAMA E BOLSA DE ESTUDOS

Carregador de baterias de celulares

Eesha Khare, com apenas 18 anos de idade, ganhou reconhecimento internacional por ter inventado uma tecnologia que permite recarregar a bateria de dispositivos móveis, como celulares e tablets, em apenas 20 ou 30 segundos.

Além da fama, a criação garantiu à jovem norte-americana uma bolsa de estudos no valor de US$ 50 mil (R$ 106 mil) e o prêmio de jovem cientista da feira internacional de engenharia da Intel, realizada na última semana, nos EUA.

Chamado de “supercapacitor”, o dispositivo consegue armazenar uma grande quantidade de energia em um pequeno espaço, com rápido recarregamento e longo de tempo de conservação.

Até o momento, a tecnologia foi usada apenas em lâmpadas LED, mas novo sistema poderá ser desenvolvido para funcionar em celulares e, futuramente, até em carros elétricos.

“A bateria do meu celular está sempre acabando”, afirmou a jovem à emissora de tevê estadunidense NBC sobre a inspiração que a levou a estudar nanotecnologia.

“Nada de alerta de pouca bateria quando você precisa enviar mais um SMS ou quando faltam apenas duas páginas para terminar seu e-book”, disse a Intel no comunicado oficial sobre a feira de engenharia.

Além da velocidade, a nova bateria também tem vida útil maior, oferecendo 10 mil ciclos de recargas, enquanto as tradicionais presentes no mercado têm, em média, 1 mil.

Deixe um comentário simpático neste artigo: