Frutas deixam chocolates com menos calorias e mais saudáveis

DIMINUINDO O TEOR DE GORDURA E AÇÚCAR

Chocolate mais saudável

Esta pode ser uma boa novidade para os chocólatras preocupados com as calorias e com a saúde. Um grupo de cientistas britânicos desenvolveu tabletes de chocolate saudáveis, cuja receita substitui boa parte da gordura por sumo de diversas frutas.

O “nascimento” destes chocolates ocorreu em 2012, mas foi recentemente apresentado durante a conferência nacional da American Chemical Society em Nova Orleans, nos EUA.

Especialistas da Universidade de Warwick, na Inglaterra, conseguiram cortar em até 50% a matéria gorda presente nos chocolates. A manteiga de cacau e as gorduras lácteas foram substituídas por minúsculas gotas de concentrado de laranja e maçã, por exemplo.

Esta abordagem mantém aquilo que torna o chocolate ‘achocolatado’, mas troca a gordura por sumo de fruta.

Agora, os pesquisadores esperam que a indústria alimentar decida dar os próximos passos e utilizar esta tecnologia para elaborar barras de chocolate e outros doces com baixo teor de gordura.

O novo processo de fabricação dá a estes chocolates — que podem ser de leite, negros ou brancos — um ligeiro sabor da fruta que permite um melhor controle da matéria gorda e do açúcar.

Chocolate com suco de frutas

CHOCOLATES MAIS SAUDÁVEIS

Normalmente, a gordura presente no chocolate é proveniente da manteiga de cacau e dos produtos lácteos, que asseguram aos tabletes uma textura única e garantem que se mantenham firmes na mão mas que derretem na boca.

Embora a nova técnica substitua metade da gordura por sumo de fruta, os cientistas esclarecem que o fato de o sumo ser acrescentado na forma de “micro bolhas” faz com que o chocolate mantenha a sua textura “aveludada” e as propriedades que o fazem derreter.

Em média, 57 gramas de chocolate negro contém 13 gramas de gordura (o equivalente a 20% da dose recomendada), sendo que destas 13 gramas, a maioria corresponde a gorduras saturadas, o que o torna ainda menos saudável.

No entanto, o chocolate possui flavonoides e antioxidantes bons para a saúde e, reduzindo-se a quantidade de gordura, reduz-se também a quantidade de açúcar.

Logo, apontam os cientistas, os chocolates submetidos a esta troca poderão tornar-se um produto consideravelmente mais saudável e ter, até, benefícios para a saúde.

Clique AQUI para acessar o resumo do estudo sobre esta técnica, publicado no Journal of Materials Chemistry (em inglês).

Deixe um comentário interessante neste artigo: