Formigas se defendem de predadores lançando chuva de ácido

ESGUICHOS DE ÁCIDO FÓRMICO NO ATAQUE

Ataque com chuva de ácido fórmico

O planeta Terra está dividido entre as duas civilizações que desenvolveram técnicas de organização social, cultivo de plantas, armazenamento de comida e, principalmente, guerra. Nós somos a segunda.

E por quê? Porque as formigas são muito mais antigas do que nós e o mais provável é que tenhamos copiado muitos de seus hábitos – como o ataque químico na atmosfera, para se proteger de inimigos.

Ataque com chuva de ácido fórmico

É o que faz a formiga vermelha, que habita florestas da Europa e Estados Unidos, para defender os ninhos e territórios. Quando ameaçadas, disparam em conjunto rajadas fedorentas de ácido fórmico.

Este ácido, oficialmente conhecido como metanoico (CH2O2), é uma substância irritante liberada na picada de alguns insetos. De fato, o nome vem de formica, que significa “formiga” em latim.

Ataque com chuva de ácido fórmico

O ácido fórmico não é prejudicial para os seres humanos e tem o mesmo odor do vinagre. No entanto, é o suficiente para assustar os predadores maiores, como pica-paus, gralhas e outros pássaros.

O comportamento agressivo das formigas foi registrado pelo fotógrafo da vida selvagem Paul Quagliana, numa colônia de formigas instalada num tronco na floresta de Wareham, em Dorset, na Inglaterra.

Ataque com chuva de ácido fórmico

Completo no Daily Mail

Deixe um comentário simpático neste artigo: