Formigas ensinam a melhorar tráfego de dados na Internet

 

Software Formiga

A LEI DO MENOR ESFORÇO

Do blog ECOnsciência

Quando encontramos uma fila indiana de formigas, certamente não pensamos que a sua forma de organização pode ser útil para a resolução de complexos problemas tecnológicos que surgem em situações reais. Mas, na verdade, pode.

A denominada computação evolucionária inspira-se em sistemas biológicos para desenvolver métodos de otimização para diferentes problemas.

Baseados neste princípio, dois portugueses, Jorge Tavares e Francisco Baptista Pereira, ganharam o prêmio para o melhor artigo científico apresentado na EuroGP-2012, uma das principais conferências sobre programação genética, que teve lugar em Málaga, Espanha.

No artigo premiado, os dois investigadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) apresentaram um software que apura, de forma automática, a melhor forma de resolver um desafio que a gíria científica tornou conhecido como o “problema do caixeiro viajante”.

Este problema, que é aplicado a todos os sistemas que exigem a distribuição de informação ou dados, pressupõe que um “caixeiro-viajante” tem de passar por várias localidades usando os percursos mais curtos e rápidos.

A aplicação, que foi inspirada na forma de atuação das colônias de formigas, tem por objetivo saber qual a receita ideal para confeccionar um bolo.

O software ainda está em fase de aprimoramentos, mas já consegue operar com base num modelo flexível que contempla múltiplas variáveis e define, sem intervenção humana, a melhor estratégia para resolver problemas considerados complexos.

Os portugueses acreditam que este projeto de investigação pode contribuir para o desenvolvimento de ferramentas capazes de melhorar a distribuição do tráfego na Internet.

Entre todas as fontes de inspiração disponíveis na Natureza, os investigadores de Coimbra acabaram por seguir o rastro das formigas, devido à capacidade para de organizarem de uma forma que permite encontrar sempre o caminho mais curto e rápido entre a comida o formigueiro.

Com InforSalvador

Deixe um comentário interessante neste artigo: