Estudantes sofrem surto de histeria coletiva em show de hipnose


Histeria coletiva

PAGAÇÃO COLETIVA DE MICO

Do blog BananaPost

Por definição, histeria coletiva é um distúrbio psicológico em que um grupo de humanos passa a ter, ao mesmo tempo, um comportamento estranho ou adoecer sem uma causa aparente.

Os surtos de histeria coletiva, também conhecida como doença psicogênica de massa, são mais frequentes em grupos fechados, como alunos de uma mesma escola ou trabalhadores de uma empresa, embora também acometam a população em geral.

A doença faz a galera ficar mais ansiosa e perder o controle sobre atos e emoções, além de turbinar os sentidos, como tato, olfato, paladar etc.

Mesmo que tudo isso seja coisa da cabeça, os “histéricos” chegam a apresentar sintomas como náusea, tontura, fraqueza, desmaio e falta de ar.

Foi mais ou menos o que aconteceu na semana passada com 42 estudantes colombianos, altamente sugestionáveis, em um colégio de Mocoa, capital do departamento de Putumayo (sudoeste).

Eles participavam de um espetáculo de hipnose, porém não conseguiram despertar do transe e sofreram um ataque de histeria coletiva.

Cerca de meia hora depois de terminar o espetáculo, os alunos já estavam em suas salas de aula, quando, em sequência, começaram a gritar.

10 psicólogos e psiquiatras correram ao centro para socorrer os alunos, que foram removidos para um hospital local, próximo ao colégio.

Dos 42 jovens, 36 mostravam inconsciência, agitação e em dois casos sintomas epilépticos. O diagnóstico foi “neurose coletiva induzida por evento de hipnose”.

Todos os afetados tiveram alta paulatinamente nesse mesmo dia e o suposto mágico, Miller Zambrano Posada, foi levado para se explicar junto às autoridades.

Ao fim e ao cabo salvaram-se todos mas ficou a lição do tremendo mico que é patrocinar esse tipo de espetáculo com gente despreparada.

Visto no F5

* * *

Blog BananaPost - o porta-voz da macacada


Deixe um comentário simpático neste artigo: