Escritora e jornalista Márcia Denser lança o livro DesEstórias

LA DENSER: A MUSA DARK DA LITERATURA

Novo livro de Márcia Denser

Márcia Denser, jornalista e publicitária, é considerada a musa dark da literatura contemporânea. Por vários anos manteve uma coluna progressista que tivemos o prazer de compartilhar aqui.

A escritora paulistana, agora, lança seu primeiro livro de não-ficção, DesEstórias – Artigos & Crônicas, onde aborda temas como geopolítica, neoliberalismo, feminismo e comportamento, entre outros.

La Denser, de acordo com o crítico pernambucano Schneider Carpeggiani, é reconhecida como uma das nossas vozes mais pungentes da literatura brasileira na atualidade.

Sua personagem mais famosa, Diana Marini – Diana Caçadora, publicitária, louca e perdida numa São Paulo cinzenta, traça o que foi o Brasil nos estranhos anos da virada entre a ditadura militar e a abertura política.

Diana Caçadora e Márcia Denser

O livro DesEstórias marca a sua estreia no terreno da não-ficção, reunindo observações sobre literatura, o mundo lá fora e aqui dentro.

Não deixa escapar nem um restaurante banal onde encontra os amigos, um ambiente em que é “tudo baratíssimo, lembrando um mix de naufrágio com suicídio empresarial no melhor estilo anos 50”.

Ela ainda sobrevive “graças à frequência de teatros off-Roosevelt – atores, dramaturgos, diretores, técnicos, público, fãs de tudo isso retra e supra”.

No espelho, não se esquiva de sombras, como nesse trecho em que reflete sobre o seu trabalho:

– “Isto não é autoficção, tampouco autonaufrágio, até porque escritor é aquele nadador com várias medalhas olímpicas que, cada vez que chega à beira da piscina, se dá conta que não sabe nadar, já o fez um dia, mas agora ele não lembra, contudo mergulha mesmo assim, toca o fundo e consegue, milagrosamente, emergir”.

“Absolutamente só e ofegante, mas vivo, porra”. Sim, esta é Márcia Denser, cada vez mais viva!

Literatura brasileira

Clique na primeira imagem para abrir uma grande ampliação da belíssima capa do livro e nos links sublinhados do texto para saber mais sobre a autora e o tema.

Um comentário em “Escritora e jornalista Márcia Denser lança o livro DesEstórias

Deixe um comentário simpático neste artigo: