Escândalo do ‘estupro’ no BBB 12: de quem é a responsabilidade?

Estupro Big Brother Brasil

OS ‘TERCEIROS’

A Cachaça da Happy Hour

O que aconteceu no programa Big Brother Brasil, da TV Globo, é o que se pode chamar de crônica da tragédia anunciada. Já para a edição do ano passado o Estadão noticiava que até as bebidas das festas seriam mais fortes: “Vai ser power… chega de bebida de criança”, decretou o diretor do reality show.

Boninho deu dicas de como seria o programa de 2011: “Nada é proibido no BBB, pode fazer o que quiser”, escreveu em seu perfil no Twitter. “Esse ano… liberado! Vai valer tudo, até porrada”. Agora, em 2012, a instrução do chefe foi levada ao limite extremo por um dos participantes de juízo mole.

Enfim, diante do escândalo em que a Globo se meteu, o blogueiro Luis Nassif foi outro que deu também uma boa levantada de bola, no post Por que o BBB tem que ser proibido:

1- Intimidade e privacidade são bens indisponíveis. Isto é, não é dado a outras pessoas invadirem esse tipo de bem jurídico. É um direito individual, inalienável e intransferível. Somente a própria pessoa – por ela própria (não por meio de outro) – pode abrir mão desse direito.

2- Exemplificando. A legislação não pune a autolesão. Mas pune quem induz ou pratica a lesão em terceiros, mesmo com sua autorização. Não pune a tentativa de suicídio, mas quem induz. Não proíbe a prática de prostituição, mas pune quem explora. Esses princípios derrubam a ideia de que basta a pessoa autorizar para que sua intimidade possa ser exposta por terceiros.

3- Tem um caso clássico na França do “lançamento de anões”. Um bar tinha uma atração que consistia em lançamento de anões. A prática passou a ser questionada nos tribunais. O depoimento de um dos anões foi de que dignidade era ter dinheiro para sustentar a família. A corte decidiu que a dignidade humana deveria prevalecer e proibiu a prática explorada pelo estabelecimento.

A análise do BBB deve ser feita a partir desses pressupostos.

1- Não poderia ser questionado juridicamente alguém que coloque em sua própria casa uma webcam e explore sua intimidade.

2- No caso do BBB, no entanto, a exploração é feita por terceiros. É como (com o perdão da comparação) o papel da prostituta e do cafetão. E não é qualquer terceiro, mas o titular de uma concessão pública obrigado a seguir os preceitos éticos previstos na Constituição – que não contemplam o estímulo ao voyeurismo.

Com remix de imagem de Pedro Bial obtida em Suicídio Profissional.

6 comentários em “Escândalo do ‘estupro’ no BBB 12: de quem é a responsabilidade?

  • 20 de janeiro de 2012 em 06:31
    Permalink

    ao meu ver: tudo nao passa de um marketing de televisao ; Para um programa aonde se destina a todo tipo de público É UMA VERGONHA a existencia do BBB. Não é de hoje que vimos cenas de sexo no pragrama em questao. simplesmente! a televisao ja nao tem mais o que fazer para chamar atenção e alavancar audiencia.

    estupro!!!!!!!! voce viu? estao rotulando o rapaz como estuprador, mas e garota saiu como coitada. ninguem aqui tem o direito de afirmar nada.

    A MULHER hoje em dia perdeu o proprio respeito, num programa desse; todos fazem de tudo para chamar atenção.

    Resposta
  • Pingback: Com ‘estupro’ TV Globo pode perder patrocinadores no BBB.Quem financia “o lixo cultural na Globo. | Epocaestado Brasil

  • 18 de janeiro de 2012 em 21:03
    Permalink

    Todo nós temos um enorme potencial e podemos mostrar nossa importância se manifestarmos nosso descontentamento para com aqueles que financiam este programa! Esta grande parcela da população não pode ser ignorada pelos patrocinadores do BBB, podemos utilizar nossa força em conjunto gerando uma onda de propaganda negativa que pode impactar muito mais que a positiva.

    Convocamos a todos a aderir à nossa campanha no Facebook e no twitter, demonstrando o descontentamento não à rede Globo que não está preocupada com a opinião da população, mas sim aos patrocinadores que têm motivos para temer uma exposição negativa de seus produtos causada pela associação a um programa de TV repudiado por uma importante parcela da população!

    Resposta
  • 17 de janeiro de 2012 em 19:29
    Permalink

    Não é de agora que esta bobagem de BBB vem mostrando cenas eróticas na TV, o que se viu agora não difere em nada do que já foi mostrado em edições anteriores. Já mostraram pelo menos umas 10 cenas de sexo ( não expplícitos ) durantes as gravações anteriores. Esta de agora foi colocada propositalmente para atender o script do programa e obter o resultado que obtiveram, com a expulsão do acusado de desvio de conduta. A audiência bombou na segunda-feira. Agora o que vier já não interessa mais, o objetivo já foi atingido. Ficará o dito pelo não dito ou visto pelo não visto e ponto final. Com a força dos internautas o que se pode fazer agora é uma sistemática marcação contra esta bogagem na TV. Até a sua sucumbência. A TV vai continuar com seu objetivo de desestabilizar a família com sua novelas, filmes e outros programas que são piores do que esta bobagem de BBB.

    Resposta
  • 17 de janeiro de 2012 em 17:47
    Permalink

    Devemos refletir imensamente sobre isso. O lixo cultural que as televisões nos empurram todos os dias deve ser analisado. As famílias brasileiras não precisam de mais apelo sexual dentro de suas casas. Os patrocinadores que vinculam as suas marcas a esse produto deveriam ser questionadas, pois associamos imensamente quem patrocina esse descarte cultural. Atenção. Não devemos deixar nossos filhos assistirem um programa que expõe a mulher, que incentiva ao excesso de bebidas, que estimula as rivalidades improdutivas. Não é moralismo, mas é uma questão do que estamos oferecendo aos nossos filhos que podem estar sendo formados com a falsa ideia de que tudo isso é normal, e vale qualquer preço para alcançar ser celebridade. Quem patrocina isso, sem analisar profundamente o conteúdo do programa, mostra que não tem ética e princípios.

    Resposta
  • 17 de janeiro de 2012 em 12:09
    Permalink

    Um grupo de mulheres acusa a Rede Globo de omissão de socorro à participante do BBB 12, Monique, que teria sido abusada sexualmente na casa do reality show.

    Jornalistas e simpatizantes do blog Defesa da Mulher vão se reunir nesta terça-feira (17), às 13h, em frente à TV Globo, no Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro.

    O grupo, que tem mais de 4.900 seguidores no Facebook, está chamando participantes através da rede social, de email e também do Twitter. Elas escreveram uma carta e pretendem entregar à TV Globo.

    Segundo Jô Alves, uma das organizadoras do site de relacionamentos, o grupo vai exigir uma explicação da emissora:

    — Estamos convocando todas as pessoas através da rede. A situação do estupro não se esgota na expulsão do rapaz, não é só isso. Nós estamos reivindicando que a Rede Globo preste contas pelo crime de omissão de socorro, que faça uma retratação e peça desculpa pelo ocorrido. Isso tudo foi tratado com uma leviandade muito grande. As cenas foram editadas e o Pedro Bial falava que existia amor, “o amor é lindo” era a frase que ele mais usava. Ele colocava isso o tempo todo como se fosse uma coisa mais corriqueira, quando na verdade não é.

    Completo: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/grupo-de-mulheres-acusa-globo-de-omissao-de-socorro-apos-suposto-estupro-no-bbb-12-20120117.html

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: