Empresas exigem senha do Facebook em troca de emprego

 

Botão Dislike do Facebook

ABUSO E INVASÃO DE PRIVACIDADE

Se uma empresa exige de um candidato a emprego que se sujeite a fornecer sua senha do Facebook como condição para o preenchimento de uma vaga significa que aquele não é um lugar adequado para se trabalhar. O recomendável é pular logo fora da arapuca.

Da mesma forma, em contrapartida, o profissional lambão que admite passivamente a invasão da sua privacidade por um patrão mal-intencionado em troca de um carguinho qualquer, também não é digno nem confiável para seguir carreira em nenhuma empresa.

Tudo muito simples, direto e objetivo — questão elementar de princípios éticos, de parte a parte.

Só que, na prática, não é isto o que vem ocorrendo. Atualmente começa a virar rotina que algumas empresas solicitem a senha do Facebook (e/ou outras redes) para quem procura trabalho no local.

Pior: a medida abusiva aparentemente está sendo bem aceita por alguns candidatos (a puxa-sacos), já que sem esse requisito estariam automaticamente dispensados da vaga.

Já está acontecendo nos EUA e nada impede que por aqui se repita semelhante disparate. O caso teve tamanha repercussão que até o Facebook emitiu um pronunciamento oficial, assinado pelo executivo da área de privacidade.

Como mantenedores da rede social ressaltam que a senha é pessoal e não deve ser compartilhada com terceiros, muito menos desconhecidos: os futuros patrões.

Ou seja, passar a senha para o pessoal de RH de alguma empresa pode invadir profundamente a privacidade, e talvez fazer perder o emprego por alguma coisa boba da vida pessoal, sem nenhuma relação com a função desejada.

O Facebook reforça a ideia de que compartilhar a senha viola suas políticas, e que tomará as medidas necessárias em casos assim — inclusive ameaça até mesmo tomar ações legais, dependendo do caso.

Depois de passar por tantos problemas envolvendo violação de privacidade com os recursos nativos da rede, dessa vez o FB sai em defesa direta dos próprios usuários com esta violação por terceiros, que tem sido cada vez mais comum nos Estados Unidos.

Com Harware.com

Deixe um comentário interessante neste artigo: