É homem a dar com pau na China, revela último censo demográfico

Excesso de homem na China

E AGORA, COMO RESOLVER?

Do blog BananaPost

Uma China mais urbana, mais velha e proporcionalmente com muito, mas muito mais homens que mulheres. Esse é o retrato do país mais populoso do planeta, segundo o censo oficial realizado no ano passado e agora divulgado.

A China conta no momento com cerca de 1.340.000.000 de habitantes, cifra que exclui Hong Kong e Macau, que têm sistemas políticos diferenciados, além de Taiwan, ilha considerada uma Província rebelde por Pequim.

O censo também viu a ampliação da desproporção entre homens e mulheres. Atualmente, há apenas 100 mulheres para cada 118,06 homens. A gente brinca, mas o negócio está feio: o desequilíbrio significa que, em duas décadas, 15% dos homens jovens não terão com quem se casar. A não ser que…

A diminuição do crescimento populacional, o envelhecimento e a crescente diferença entre homens e mulheres têm sido parcialmente atribuídos à chamada Política do Filho Único, que atinge principalmente a população urbana (minorias, como os tibetanos, e áreas rurais estão isentas).

É prática comum casais que só podem ter um filho abortarem o feto após descobrir que é do sexo feminino, já que a cultura chinesa privilegia o sexo masculino. A prática aumenta a desproporção, além de expor a mulher a um aborto tardio, que traz mais riscos à saúde.

Informações completas aqui. Imagem de matrimônio obtida no Eladies.

* * *

Blog BananaPost - o porta-voz da macacada

Deixe um comentário simpático neste artigo: