Divindades egípcias de pewter em lindo jogo de xadrez temático

BATALHA ENTRE DEUSES NO VALE DOS REIS

Estatuetas fundidas em pilter

Entre os jogos de xadrez temáticos, um dos mais bonitos e elegantes já criados até hoje, sem qualquer dúvida, é este que reúne a principal galeria de divindades do antigo Egito.

O Rei é representado por Osíris, a Rainha por Ísis, o Bispo por Bastet, o Cavaleiro por Hórus, a Torre pelo Obelisco e o Peão por Anúbis. Em alguns tabuleiros aparece a Esfinge.

Faraós no jogo de xadrez

O tema é apropriado porque alguns pesquisadores atribuem aos egípcios a invenção do xadrez, baseados em pinturas murais encontradas em pirâmides construídas 1.200 anos a.C.

A mais conhecida delas retrata a rainha Nefertari, esposa do faraó Ramsés II, movimentando peças sobre um tabuleiro de senet ou senat, jogo que lembra o xadrez da atualidade.

Invenção do jogo de xadrez

As peças que compõem este modelo foram fundidas em pewter (pilter, em português), uma liga com aspecto prateado à base de estanho. As demais foram cobreadas ou douradas.

Apesar da evidente beleza, não chega a ser um set imponente já que o Rei tem apenas 5,4 cm de altura e o tabuleiro uma largura de 22,5 cm – um jogo de pequenas dimensões.

Divindades do Egito em jogo de xadrez

Para efeito de comparação, em todos os aspectos essas medidas correspondem exatamente à metade dos componentes produzidos pela NEMO Design (clique aqui para conhecer).

Alguns sites internacionais ainda oferecem acessórios, como estojos ricamente trabalhados para as peças e até coberturas de vidro com a forma de pirâmides para proteger os kits.

Jogo de xadrez temático

Jogo de xadrez bonito

Jogo de xadrez artístico

Jogo de xadrez de luxo

Jogo de xadrez lindo

Clique nas imagens para ver ampliações originais e nos links sublinhados para saber mais.

6 comentários em “Divindades egípcias de pewter em lindo jogo de xadrez temático

Deixe um comentário simpático neste artigo: