Disney ensina crianças a beber com imitação de champanhe

Criança bebendo

TUDO POR DINHEIRO

A Cachaça da Happy Hour

Já nos próximos dias poderão ser retiradas do mercado as garrafinhas coloridas do falso champanhe da marca Disney Spunch, decoradas com personagens das histórias infantis, como Cinderela, Mickey, Pato Donald e Pluto, entre outros.

A Cereser do Brasil recebeu da Defensoria Pública de São Paulo uma “recomendação” para suspender imediatamente a comercialização da bebida destinada a crianças.

O produto “Disney Spunch” é fabricado à base de suco natural de fruta, no sabor morango, açucarado e com a presença de gases. Não é alcoólico, mas tem o formato semelhante ao de um espumante — com direito a rolha e lacre de arame, para fazer “pow!” quando aberto.

Disney Spunch champanhe infantil

A bebida é comercializada na Europa com sucesso e chegou aos supermercados brasileiros ao preço de R$ 9, em dezembro de 2010.

Segundo a Defensoria, ao fazer menção a bebidas alcoólicas destinadas a adultos o produto fere claramente o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código de Defesa do Consumidor.

O risco é o de induzir menores de idade ao consumo de produtos restritos a maiores de 18 anos. Como exemplo, o órgão cita os cigarrinhos de chocolate que saíram de circulação sob a mesma justificativa.

Na semana passada Defensoria de São Paulo deu prazo de cinco dias úteis para a Cereser do Brasil se manifestar. Após a resposta, a Defensoria irá avaliar eventuais medidas cabíveis.

Fonte (clique nas imagens para ampliar)

Deixe um comentário simpático neste artigo: