Desfile de carnaval de rua estampado em chapas de barril de aço

ARTE POPULAR: FOLIA COM FERRO BATIDO NO HAITI

O Haiti só costuma aparecer no noticiário referente a crises humanitárias ou desastres naturais. Todavia, o paupérrimo país caribenho não é apenas assolado por terremotos, furacões e tragédias em geral.

Lá, como cá, também se curte bastante o Carnaval. Afinal, ninguém é de ferro. Ouça neste vídeo como o ritmo local rara lembra as músicas executadas pelas bandas de blocos durante a nossa folia momesca.

Com recursos limitados, os haitianos realizam seus desfiles com instrumentos rústicos de sopro e percussão, produzidos com sucatas de latas velhas, tubos de pvc e papelão, enfim, tudo o que faça barulho.

Reciclagem artística de barril de aço

E até os artistas populares se valem do metal descartado de latões, barris ou tambores para o transporte de combustíveis e produtos químicos para registrar esses momentos de alegria e descontração.

Músicos e dançarinos fantasiados são minuciosamente representados em pedaços de chapa de aço recortados a talhadeiras afiadas e estampados pela parte de trás a golpes de martelos e punções.

Caso estes painéis de ferro batido em alto-relevo fossem assinados por um artesão de renome, alcançariam altas cotações nos principais mercados de arte. Mas como são feitos pelos “pobres” haitianos…

Reciclagem artística de barril de metal

Reciclagem artística de barril de metal

Reciclagem artística de barril de aço

Desfile de bloco carnavalesco

Reciclagem artística de barril de metal

Reciclagem artística de barril de aço

Clique nos links destacados no texto para ver e saber mais.

Deixe um comentário simpático neste artigo: