Deputado espalhou boato sobre roubo de ovos das tartarugas

Raul Jungmann - falsa denúncia

Do blog A Cachaça da Happy Hour (publicado em 26/04/2010)

O deputado federal Raul Jungmann repercute uma das maiores pragas que nas últimas semanas tem invadido sem controle as caixas postais eletrônicas: um hoax tão primário sob a forma de spam que custa a crer tenha sido publicado no site de algum ser minimamente pensante.

Pior, portador de mandato parlamentar pelo PPS pernambucano e ex-ministro do governo anterior ao do Presidente Lula.

A não-notícia é completamente estapafúrdia: refere-se a uma incerta espécie de “tartarugas de rio” e acusa de ladrões todos os moradores da extensa “margem esquerda” do Solimões. Logo ela?

Por esta lógica enviesada, tão certo quanto os gatunos amazônicos são em número bastante reduzido, para o deputado as tais tartarugas só podem ser canhotas.

O mais incrível – para não dizer cômico – é que uma das “imagens dos moradores no momento da infração”, segundo suas próprias palavras, chama mais atenção pelas gigantescas ondas que colocariam o rio Solimões em qualquer circuito do campeonato mundial de surf, do que pelo flagrante delito em si.

A densa névoa formada pelo spray das ondas quebrando não deixa dúvidas.

O deputado não precisava pagar um mico desses para tentar chamar a atenção de forma tão rastaquera. Se levasse ao pé da letra um dos slogans do seu próprio site, teria feito uma rápida pesquisa nos buscadores da rede e não daria o seu aval a essa mistificação pois chegaria facilmente à origem das matérias originais.

Raul Jungmann - ovos tartarugas rio Solimões

Como esta do jornal Al Dia, com uma profusão de fotos da praia de Ostional, onde se dá a desova das tartarugas marinhas.

Mesmo que o deputado tivesse dificuldades de compreensão do espanhol – e imagino que, de fato, as tenha -, como opção ainda haveria a possibilidade de leitura da Verdade sobre o massacre de tartarugas na Costa Rica, deste próprio blog e em bom português.

Supondo ainda tratar-se de um apedeuta nessas modernidades cibernéticas, daqueles que, quando muito, só conseguem ligar o computador, bastava que desse atenção ao alerta da sua própria leitora Vanessa.

Mas, para isto, teria de ser um pouquinho mais humilde – ou menos arrogante, como se queira. O que, definitivamente, não parece ser a principal virtude do ex-ministro.

Raul Jungmann - desmentido por internauta

Não só sacos contêm inscrições em espanhol, como também os links de acesso às imagens que aparecem nos textos alternativos durante o carregamento da página, como ocorre com o exemplo abaixo e num sem-número de outros blogs.

Acontece que no site do deputado, o recado parece ter provocado uma última atualização da matéria para a retificação dos nomes das fotos, na data e hora da postagem do comentário. Mas o conteúdo do texto – com as informações mentirosas – foi mantido inalterado.

Se ao invés de tentar tirar proveito político do hoax, o deputado oposicionista tivesse agido com a retidão que se esperaria dele, no mínimo teria contribuído para diminuir a circulação de e-mails falsos e a contaminação da blogosfera com tantas bobagens como esta.

Raul Jungmann - mentiras na Internet

Mas Raul Jungmann é sinônimo de holofotes e mídia, a qualquer custo. Nem que seja ao lado de figuras como Gabeira, Itagiba, Virgílio, Agripino, Tasso, Álvaro, Demóstenes, Heráclito e outros parlamentares com tal nível de confiabilidade.

Foi ele quem espalhou a boataria sobre um suposto confisco da poupança, que nunca se realizou. De concreto mesmo, apenas muitas denúncias de embolso irregular de grana preta, como os R$ 33 milhões do Incra.

Para ele, deve ser apenas um detalhe provocar marolas no Solimões, com a ajuda de internautas irresponsáveis, pelo menos até o ponto em que se junta mansa e lindamente ao Rio Negro, em Manaus, para formar o grandioso Amazonas.

Para concluir, o que Raul Jungmann chama de forma pouco ortodoxa de “tartarugas de rio”, referindo-se a alguma nova espécie do Solimões saída de sua imaginação rasa, na praia de Ostional responde pelos nomes de tortuga lora ou tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea).

Encerro então o capítulo com esta belíssima imagem da desova das tartarugas num dos santuários ecológicos da América Central.

Tartarugas Verde, Oliva e de Couro

ATUALIZAÇÃO EM 04/09/2010:

A assessoria parlamentar do deputado Raul Jungmann, em 03/09/2010, encaminhou e-mail que reproduzo abaixo, seguido do meu comentário.

“Cara Nívia,
realmente, o site de Raul Jungmann errou ao retransmitir a notícia do roubo de ovos de tartaruga nas margens do Rio Solimões. Mas no dia seguinte à divulgação da falsa notícia, nós a retiramos do ar,  consertamos a informação e pedimos desculpas aos nossos leitores.
Obrigado por sua atenção.

Rossini Barreira
Assessor de Comunicação”


Enfim, apenas para manter a cronologia dos fatos:

12 de setembro de 2009 – ocorre a primeira grande arribada anual das tartarugas na praia de Ostional, que é registrada em fotos pelo jornal Al Dia;

13 de setembro de 2009 – o periódico costarriquenho em sua edição online publica a matéria exaltando o Retorno por naturaleza – Las tortugas lora llegan cada año y este sábado dieron un grandioso espectáculo;

Nov/Dez de 2009 – começam a circular os primeiros e-mails acerca um pretenso roubo de ovos de tartarugas na Costa Rica;

24 de janeiro de 2010 – o Blog da Nivia questiona a veracidade dessa informação, que toma corpo na rede, no post Verdade sobre massacre de tartarugas na Costa Rica;

17 de março de 2010 – O deputado Raul Jungmann publica o hoax em seu site, com uma nova acusação: agora são os moradores da margem esquerda do Solimões quem praticam o roubo de ovos de tartarugas de rio para vender. Sob o titulo Agressão ao ecossistema do Rio Solimões o deputado informa estar solicitando ao Ministro do Meio Ambiente explicações sobre o grande desrespeito ao ecossistema na região amazônica;

17 de março de 2010 – no mesmo dia, portanto, a internauta Vanessa coloca um comentário no site do deputado considerando a matéria uma “piada” e chamando a atenção para o “mico” cometido, segundo suas próprias palavras;

Abril de 2010 – O hoax toma a forma de spam com acusações diretas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e conclama: DIVULGUE ESTE ABSURDO…!!!!!!!!!. VEJAM O QUE ACONTECE NA MARGEM DE UMA PRAIA PRÓXIMA A UM ASSENTAMENTO DO MST!!!;

26 de abril de 2010 – alertado por visitantes, o Blog da Nivia cobra responsabilidade ao deputado e internautas diante da dimensão da corrente de e-mails a invadir as caixas postais eletrônicas;

27 de abril de 2010 – o Globo Amazônia, do portal G1 (Globo.com), repercute nosso post e confirma todas as informações com matéria intitulada Mensagem com denúncia falsa sobre a Amazônia circula na internet;

06 de maio de 2010 – o portal de Raul Jungmann apaga o post e em seu lugar publica nota desculpando-se por divulgar informações equivocadas;

09 de maio de 2010 – o quadro Detetive Virtual no Fantástico, da TV Globo, apresenta reportagem sobre o assunto e disponibiliza seu conteúdo no portal do programa sob o título E-mail com fotos de roubo de ovos de tartarugas é falso;

Repare que a postagem no site do deputado Raul Jungmann foi corrigida na quinta-feira, dia 6, que antecedeu à veiculação da matéria no programa da TV Globo, no domingo, dia 9. Ou seja, após ser mantida no ar durante quase dois meses — ou 50 dias, para ser mais exata.

Daí em diante, mesmo com todos os esclarecimentos, o estrago já estava feito porque a praga virtual tomou proporções até agora incontroláveis, apesar do esforço de um grande número de internautas interessados em restabelecer a verdade factual. Como neste momento está ocorrendo novo período de desova na Costa Rica, vamos observar como irão se comportar os internautas diante do evento.

* * *

Blog da Nívia de Oliveira Castro

27 comentários em “Deputado espalhou boato sobre roubo de ovos das tartarugas

  • Pingback: Câmera capta interação entre tartarugas amazônicas debaixo d’água

  • 7 de outubro de 2010 em 10:27
    Permalink

    Gente…

    Como pode né….

    Assim que recebi este email pela primeira vez, respondi ao amigo que me enviou copiando toda sua lista de contatos…

    Eu estudei Biologia por 3 anos e sou extremamente, completamente e absurdamente apaixonada por Tartarugas Marinhas.

    E mesmo para quem não estudou e não conhece bem as espécies, basta observar as fotos e conhecer um pouquinho de Geografia. Como pode haver um mar na margem esquerda do Solimões?

    Não faz sentido chamar tartarugas com patas adaptadas para nadar de “Tartarugas de Rio”.
    Para quem não sabe as Tartarugas Marinhas Fêmeas saem do mar apenas para desovar e os machos jamais saem.

    Enfim, para inventar taxas e juros para tirar dinheiro do povo os políticos são muito inteligentes, espertos e mas a inteligência deles para por aí.

    Resposta
  • 26 de setembro de 2010 em 07:01
    Permalink

    Recebi a notícia por e-mail com essas imagens, porém creditando o tal massacre ao MST!!Tudo de ruim que possa acontecer no Brasil foi o MST…e o prior é que a maioria das pessoas sequer dá uma olhada mínima na internet para verificar a notícia, que neste caso já é estapafúrdia pelas prórpias imagens, obviamente aquilo era no litoral, e depois vemos que nem era no Brasil.

    Resposta
  • 5 de setembro de 2010 em 21:43
    Permalink

    …”Mas no dia seguinte à divulgação da falsa notícia, nós a retiramos do ar”…

    KKKKKKKKKKKK !!! Que piada boa !!! Foi o “day after” mais longo da história !!!

    Resposta
  • 5 de setembro de 2010 em 15:12
    Permalink

    Como os quadros do Fantástico são gravados com dias de antecedência está na cara que o Raul Jungman foi avisado pela produção da Globo que a matéria iria pro ar. Aí ele deu uma de “migué” rapidinho e trocou o post pra tirar o dele da reta e aparecer bem na fita. Só que ele esqueceu, como diria o Garrincha, de ‘combinar com os russos’, no caso com os blogs que já tinham dedado ele. Simples assim.

    Resposta
  • 4 de setembro de 2010 em 19:06
    Permalink

    Então tá. Olha a explicação sobre o envio da mensagem “venturosa” se desculpando, Nívea: na mais recente pesquisa do Ibope, gurinha mesmo, em 3 de setembro, o RJ se encontra ladeira abaixo, com 9 por cento das intenções de voto.

    Confira: http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/09/humberto-costa-libera-disputa-pelo-senado-em-pe-com-49-diz-ibope.html

    Nem adianta mais correr atrás para consertar os estragos causados por anos e anos como ator da Globo. Dos ruins por sinal. Não existe viagra eleitoral que faça o cabra subir de novo. Babáu, caiu, já era! Um truculento a menos no parlamento.

    Resposta
  • 4 de setembro de 2010 em 14:24
    Permalink

    O pior de toda calúnia na internet é que ela cresce e cai numa deturpação maior ainda. As pessoas simplesmente repassam as coisas sem se preocuparem com a veracidade do que estão vendo. Para mim, este e-mail chegou com a acusação de que seriam os moradores de um assentamento do MST que estariam cometendo essa barbaridade.
    É irresponsabilidade do começo ao fim! Causa nojo!

    Resposta
  • 24 de agosto de 2010 em 22:53
    Permalink

    Atenção pessoal da corrente de emails contra essa manipulação grosseira. Temos que continuar divulgando esse post. Ele é uma das “balas de prata” pra cravar no coração do “coisa ruim”.

    Nossa mobilização está dando certo. Vejam os números mais recentes do Ibope para as duas vagas do Senado aqui de Pernambuco, a menos de um mês e meio das eleições:

    . Humberto Costa (PT) 44%

    . Marco Maciel (DEM) 43%

    . Armando Monteiro (PTB) 27%

    . RAUL JUNGMANN (PPS) 12%

    Mas se fala que nos outros institutos ele despenca ainda mais. A conferir. De todo jeito ele já está com um pé definitivamente fora do congresso a partir da próxima legislatura. Evoé!

    Resposta
  • 12 de maio de 2010 em 17:17
    Permalink

    Falei lá no outro post sobre o “suposto massacre das tartarugas” que agora tambem andam esparramando pelo twitter que esse tal crime ambiental tá ocorrendo é lá na Costa do Marfim.

    Sim! Em plena África e não mais na América Central nem na Amazônia brasileira, vê se pode. Quer dizer, mais um pouco e daqui a alguns dias essa mesma catação de ovos passa pela Indonésia, Austrália, Nova Zelândia, Japão, China…

    Por falar nisso, é impressão minha ou aquela guria da foto (na contramão e ao lado da tartarugona) não tem os olhos meio puxadinhos? kkkk

    Resposta
  • 7 de maio de 2010 em 09:17
    Permalink

    O Nassif escreveu hoje no blog dele um negocio que chega a dar calafrios:
    (…) “O inferno em que se transformou a vida política nacional nos últimos anos, a sucessão de factóides, CPIs, dossiês, a truculência desmedida, a radicalização irresponsável – e que deixará marcas profundas na divisão do país – foi tocada por pessoas estreitamente ligadas a Serra, entre elas Raul Jungmann”. (…)
    O individuo não é nenhum tracajá inofensivo, Nivea, mas um brucutu predador.
    http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/05/07/o-novo-estilo-de-serra-e-o-desafio-da-informacao/#more-60010

    Resposta
  • 6 de maio de 2010 em 20:53
    Permalink

    Boa noite, colega.

    Cheguei até aqui pelo blog do Bruno (link abaixo) que está analisando também essa demagogia (seria isso ou coisa pior?) do ex-ministro do FHC. Vocês todos estão de parabéns. Tem mesmo que acabar com essa farsa. Não se pode brincar com coisa séria e induzir os cidadãos a enganos de forma deliberada. E as pessoas, cá pra nós, têm que ter mais juízo, discernimento e responsabilidade na hora de repassar suas mensagens por emêio. Abs e parabéns a todos. Sue.

    Aqui ó: http://webnota10.blogspot.com/2010/05/roubo-de-ovos-de-tartaruga-as-margens.html

    Resposta
  • 5 de maio de 2010 em 22:11
    Permalink

    Quanta burrice mesmo! Mais atrapalha do que ajuda o país!

    Resposta
  • 4 de maio de 2010 em 17:14
    Permalink

    O pessoal ta escrevendo pro deputado, querida Nívia, e alertando sobre o trambique que é essa notícia. Tá lá, nos comentários dele. Só que ele não ta nem aí. Um sujeito que não respeita os propios comentaristas do seu sitio não merece o voto de ninguem. É a verdade verdadeira, doa a quem doer.

    Resposta
  • 29 de abril de 2010 em 11:03
    Permalink

    Observe com atenção, Nívia, que o Raul J. vive a interferir nos negócios ligados à Amazônia, que fica a milhares de km de sua base eleitoral, no sertão pernambucano. É óbvio que há “esquemão” pesado por trás dele, muito provavelmente grupos de pressão para internacionalizar aquela região. Como fez parte do antigo governo tucano e trabalha para que haja outro (toc, toc, toc…), pelo menos sabemos que ENTREGUISTA ele é.

    Resposta
  • 29 de abril de 2010 em 08:27
    Permalink

    O que que o sujeitinho tem que da palpite em assuntos da Amazônia e porque não vai cuida dos problemas da terra dele que são graves?

    Resposta
  • 28 de abril de 2010 em 18:52
    Permalink

    Podem ficar tranquilos. Esse é um dos que não voltam mais a Brasília. Igual ao chefão dele, o Freire, que já ganhou uma guarida em sumpaulo.

    Resposta
  • 28 de abril de 2010 em 15:37
    Permalink

    Quem é esse Raul Jungma para apregoa etica e responsablidade? Pelo que ele ta fazendo é justo o contrario.

    Resposta
  • 27 de abril de 2010 em 13:11
    Permalink

    Ê, garotinha! Você pautou a poderosa mídia! O seu post é de ontem e a matéria do portal Globo.com é de hoje:

    “MENSAGEM COM DENÚNCIA FALSA SOBRE A AMAZÔNIA CIRCULA NA INTERNET

    Fotos mostram um suposto roubo de ovos de tartaruga no Rio Solimões. Imagens vêm de um jornal da Costa Rica, confirmou o Globo Amazônia.”

    http://g1.globo.com/Amazonia/0,,MUL1580091-16052,00.html

    Claro, pegaram leve com o deputado atucanado, conforme já era esperado. Mas achei legal a cutucada na grande imprensa. Parabéns, baixinha! Bjs.

    Resposta
  • 27 de abril de 2010 em 10:48
    Permalink

    Menas, Ray, menas… o boneco não é tãããão brabo assim não.

    Observe bem as cenas hilárias deste vídeo:

    [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Gt5qTRCGwTw&hl=pt_BR&fs=1&rel=0&w=320&h=240]

    Repare que ele e o Gabeira tentam invadir a sala mas a dupla (mais barriguda que) dinâmica sai correndo quando o segurança faz “UHHH!!!”.

    Depois o Jungman ainda volta pra disfarçar, como se suplicasse: “Me segura, me segura, me segura logo… pelo amóóóóóóóór de Deus, senão eu meto a cara na mão desse segurança!!!”

    Muito comédia esse Jungman. Tudo jogo de cena. Pra aparecer na Globo. Pelo menos no Yutúbi conseguiu.

    Resposta
  • 27 de abril de 2010 em 08:03
    Permalink

    Esse cabra é meio metido a brucutu. Sempre aparece nas entrevistas grunhindo e gesticula como se estivesse brandindo um tacape. brrrr…… que meda…..

    Resposta
  • 27 de abril de 2010 em 00:23
    Permalink

    Nem sei se é para rir ou chorar que um ex ministro de crédito a uma asneira de tal monta. O pior é ter autorizado sua asessoria parlamentar a publicar a indecença.

    Resposta
  • 26 de abril de 2010 em 22:15
    Permalink

    Ética e Responsabilidade? Tem certeza que foi isso que eu li na primeira foto?
    Rarará!
    Gozado foi a pregada em regra que levou da Vanessa.Dá-le garotas!

    Resposta
  • 26 de abril de 2010 em 21:43
    Permalink

    No Twitter aquela atriz de TV, Thaila Ayala, divulgou às pampas esse seu post levantando dúvidas sobre o (suposto) massacre das tartarugas na Costa Rica.

    Resposta da Nivia: É verdade. Ela mandou mesmo muita gente pra cá.

    Resposta
  • 26 de abril de 2010 em 21:07
    Permalink

    Estou chocada, sinto-me agredida pelo cara-de-peroba. Este indivíduo merece ser cassado pelo voto popular. Todos os pernambucanos do bem estão convocados. Trata-se de um ato cívico e cidadão.

    Resposta
  • 26 de abril de 2010 em 20:22
    Permalink

    Huashuashuash!!!
    Mas que deputado mais mané…
    Cometeu o “crime” e publicou as provas contra si próprio na net!
    Muito otário mesmo, Nivia. Alguem vota nisso?

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2011 em 10:07
      Permalink

      Não importa quem seja; fulano da esquerda da direita ou do meio, mas precisa é parar com essa matança ou por bem ou por mal, se não for pela lei dos Homens com certeza vai ser pela lei da natureza, como se diz em Biologia: a natureza não tem como se proteger mas se vinga e não escolhe quem é culpado ou inocente, nem pobre ou rico ou se é da esquerda ou da direta.
      É a nossa casa; o planeta terra que era bem verde e azul agora está ficando cada dia mais cinza.
      Eu recebi a mensagem sobre a matança estes dias, e envei para meus colegas que gostam da natureza, e se preocupam.
      Se tem onda ou não esta acontecendo em outro pais não importa, vamos denunciar seja quem for, já não da mais para esperar, esqueçam essas brigas e achar um culpado não vai consertar o que já foi feito, vamos proteger o que sobrou o resto a Mãe Natureza faz.
      A natureza e perfeita só quem estuda Biologia sabe o homem não tem nada que interferir; Ovos são muitos!!!! por algum motivo isto esta acontecendo, e quem deve consertar e a mãe naturaza, e por sinal ela já estava consetando, mais o “homen” foi colocar o dedinho para comer!!!!! porque tem Homens / Mulheres que se preocupam.

      Esta um mensagem e minha sem partido; Porque eu sou inteiro

      Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: