Construção de prédio de apartamentos em terreno triangular

Apartamento triangular

MÁXIMO APROVEITAMENTO

A Cachaça da Happy Hour

Parece mas não é uma ilusão de ótica. Este edifício Flatiron, que causa um surpreendente efeito bidimensional, está localizado no distrito japonês de Youkaichi, na província de Shiga — polo industrial onde vivem e trabalham muitos brasileiros.

Devido à forma triangular do terreno, visto de determinados ângulos o prédio passa ao observador a impressão de que é super fino. A parede exterior é feita de pedra, concreto e vidro, formando quadrados que lembram um patchwork.

Prédio com forma triangular

O terreno por muito tempo se manteve intocado, pois ninguém conseguia achar uma forma de preencher aquele lote com formato de um triângulo pontudo. Ninguém queria comprá-lo e o setor público nem cogitou em transformá-lo em um parque, por exemplo.

Sua localização é em uma região onde se misturam residências, indústrias e até bares, além de estar próximo a uma rodovia. Desta forma é um local com um bom tráfego de pessoas. Foi pensando nisso que a empresa Eastern Design Office resolveu construir um bloco de apartamentos que pudesse se adequar ao terreno de formato incomum.

Prédio em terreno triangular

Não fosse japonês, diria-se que é coisa do outro mundo — pretensioso e surrealista, porém moderno e elegante. Não por acaso, já virou até atração turística em Youkaichi.

Vamos à planta. O edifício é um complexo residencial triangular de 13 metros de altura, com a linha base de 23m de altura x 12m x 26m linha oblíqua.

São 7 apartamentos, de 1 a 3 unidades por andar, sendo que no 4º andar há apenas um. Cada apartamento possui uma sala de 13 m², dois quartos com 13 m² e 9 m², casa de banho pré-fabricada, uma cozinha e um banheiro pequenos.

Planta de residência triangular

Para saber mais sobre esse edifício e ver imagens em tamanho ampliado visite o site da empresa de design e arquitetura Eastern Design Office.

Visto no Japão em Foco

Deixe um comentário interessante neste artigo: