Computador de 25 dólares da Raspberry Pi chega em janeiro de 2012

Raspberry Pi - computador de 25 dólares

TAREFAS BÁSICAS PARA INCLUSÃO DIGITAL

O Chefe de Redação

Para efeito de comparação, ele é do tamanho de duas moedas de 25 centavos de dólar ou de um pequenino pendrive, desses que carregamos no bolso.

Por isso nem causa espanto que custe apenas 25 dólares — o equivalente a 48 reais — o computador que a Raspberry Pi lançará agora, logo no comecinho do ano.

O objetivo do PC, segundo a fundação que fabrica o aparelho, é estimular a compra por escolas para auxiliar na inclusão digital de crianças e jovens carentes.

Todos os componentes do Raspberry Pi estão contidos em uma única placa, que não dispõe de peças móveis. A máquina toda consta de um cartão SD para armazenamento de dados, uma porta USB e uma saída HDMI.

As configurações são as seguintes: processador ARM de 700 MHz; 128 MB de memória RAM; e, obviamente, sistema operacional Linux.

Há também uma segunda versão do Raspberry Pi, intitulada Model B, que conta com 256 MB de memória RAM, duas entradas USB e uma porta Ethernet, para conexão de um cabo de rede. O preço é um pouco maior, mas continua baixo: US$ 35, aproximadamente R$ 65.

O preço, as configurações modestas e o tamanho transformam o Raspberry Pi em uma boa opção para tarefas básicas, como acesso à internet e edição de documentos.

A fabricante, porém, não tem a intenção de lançar a máquina para o usuário final. Isto ficará por conta das parcerias com as empresas que vierem a adquirir a placa.

Com o TecMundo

Deixe um comentário simpático neste artigo: