Como furar pedras roladas de rio e mar para fazer bijuterias

MINAS DANDO MOLE NOS RIOS E NAS PRAIAS

Furo e cravação em pedras roladas

A aproximação do verão traz a certeza de muito contato com a água salgada do mar e a doce dos rios e lagos. Além da possibilidade de encontrar pedras roladas nas praias e margens dos córregos.

Não uma rocha anômala de 250 milhões de anos com um microchip incrustado, como ocorreu com um russo. Aí, também, seria sorte demais – mais fácil acertar sozinho numa Mega Sena acumulada.

Furação e cravação em pedras redondas

De todas as formas, as pedrinhas arredondadas pela contínua fricção das arestas entre elas existem em abundância suficiente para se fazer um garimpo legal, com amplas possibilidades de seleção.

E a época de calor e descontração do vestuário também pede o uso de bijuterias com materiais naturais. Quem nunca se deparou com depósitos de seixos sem imaginar composições artesanais?

Furos e cravações em pedras redondas

Se não meteu a mão na mina foi por preguiça ou não saber como produzir suas criações exclusivas. Muito provavelmente, o maior empecilho estaria relacionado à furação de minerais tão duros.

Agora a boa notícia para recuperar o tempo perdido e talentos desperdiçados: hoje em dia, ao contrário de antigamente, equipamentos apropriados estão disponíveis a baixo custo para a tarefa.

Furação em pedras arredondadas

Os principais são um kit completo com microrretífica manual de alta velocidade e mais duas brocas com pontas diamantadas. Sem merchan e por experiência, a marca mais indicada é a Dremel.

Essa máquina se acha em lojas de utilidades domésticas e os acessórios em fornecedores de insumos para vidraceiros. O preço total fica em torno de 300 reais, no máximo mais alguns quebrados.

Furos e cravação em pedras arredondadas

E por que duas brocas? Uma maciça, para marcar os pontos de apoio na entrada, e outra oca para não esquentar com o atrito e permitir a dissipação do calor durante o processo de furação.

Lembrando que o desbaste é realizado num recipiente com água, para refrigeração. Todos os procedimentos podem ser vistos no tutorial disponibilizado pela artesã norte-americana Jenny Hopple.

Furo e incrustação em pedra redonda

Para completar a montagem de pingentes, brincos, anéis, pulseiras etc use componentes e acessórios das lojas de biju até você ganhe uma graninha para investir na sua própria fundição exclusiva.

Adereços finos com pedras roladas sempre fizeram sucesso em países desenvolvidos. Aqui, por desinformação e preconceito, só começam a decolar por influência lá de fora. A oportunidade é agora.

Furos e incrustações em rochas redondas

Furos e incrustações em pedras arredondadas

Clique nas imagens para ampliar

7 comentários em “Como furar pedras roladas de rio e mar para fazer bijuterias

Deixe um comentário simpático neste artigo: