Começa a chegar ao Havaí lixo flutuante do tsunami no Japão


Lixo de tsunami navega rumo à California

MILHÕES DE TONELADAS DE DESTROÇOS BOIANDO NO MAR

Do blog ECOnsciência

As ilhas de lixo flutuante no oceano Pacífico geradas pelo tsunami que atingiu o Japão este ano, navegam na direção leste rumo à costa da Califórnia, nos EUA, em ritmo mais rápido do que o esperado.

O tremor de magnitude 9 e posterior tsunami geraram até 20 milhões de toneladas de resíduos em frente ao litoral japonês em 11 de março.

Como ventos e marés apontam em sua direção, pesquisadores do Havaí desenvolveram modelos computarizados para predizer o seu movimento e prever onde e quando os destroços poderão tocar em terra.

Inicialmente, os especialistas acharam que as primeiras chegadas aconteceriam na primavera do hemisfério norte, nas ilhas Midway, 2.100 km a noroeste de Honolulu, nas principais ilhas do Havaí, no norte do Oceano Pacífico.

Lixo flutuante de tsunami chega ao Havaí

Só que agora tiveram que revisar seus cálculos depois que um navio que viajava para o extremo-oriente russo no mês passado recolheu escombros do tsunami no Pacífico norte-ocidental, incluindo um barco de seis metros proveniente de Fukushima, uma região muito danificada pelo tsunami.

A primeira zona povoada a ser afetada pelos escombros foi o atol de Midway. Dias depois, prosseguiram os avistamentos de tábuas de madeira, garrafas de água, boias de redes de pesca, um objeto parecido com uma pia, botas e outros dejetos.

A catástrofe do terremoto seguido do tsunami deixou mais de 20.000 mortos ou desaparecidos e ocasionou danos diretos avaliados em junho pelo governo em 210 bilhões de dólares.

Via Terra

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora


Deixe um comentário interessante neste artigo: