Cada vez mais gente muda para o Linux. Você ainda espera o quê?

HORA DE TROCAR O SISTEMA OPERACIONAL

Vantagens do Linux

Linux. Por ignorância, muita gente ainda treme só de ouvir falar no sistema operacional divulgado ao mundo a partir de 1991. E acha natural conviver com a tela azul da morte do Windows.

No entanto, essa bobagem infundada de que o “Linux é difícil de usar” vai ficando para trás com as versões cada vez mais funcionais e amigáveis para o usuário final, como Ubuntu e Fedora.

O sistema operacional livre mais usado no mundo não corresponde apenas às várias distribuições usufruídas por milhões de pessoas. Ele está em lugares que você, é provável, nem imagina.

Por sua robustez e versatilidade, ele comanda diversas funções estratégicas e você deve conhecer pelo menos dez coisas que não existiriam na prática se não fosse o sistema do pinguim (Tux).

GRANDES SERVIDORES

Serviços que você utiliza todos os dias, como Google e Facebook têm Linux rodando em seus servidores para armazenar grande volume de conteúdo. Todos os serviços de web do Google, como Docs, Agenda e Calendário, ficam hospedados em máquinas com esse sistema operacional.

TRÁFEGO AÉREO

Para que as pessoas viajem em segurança de uma parte a outra do mundo, há a necessidade de controle de tráfego aéreo. A maioria das máquinas operadas pelos controladores de voo usa Linux para garantir que os aviões decolem e pousem em situação de absoluta segurança.

TRÂNSITO TERRESTRE

A cidade de San Francisco, na Califórnia, uma das mais populosas dos EUA, usa um sistema de alta tecnologia para controle de tráfego terrestre. O município tem um trânsito complicado e foi com Linux rodando em seus computadores que a prefeitura começou a reduzir esse problema.

ANDROID

O Android é o sistema operacional criado pelo Google para seus dispositivos portáteis. Ele é um dos mais usados do gênero e cada vez mais novos aparelhos de grandes fabricantes são lançados com ele instalado. Pois se você ainda não sabia, o Android é desenvolvido tendo como base o Linux.

TRENS-BALA

Outra ajuda que o Linux dá ao mundo dos transportes é nos computadores que operam os trens de alta velocidade no Japão. Sempre que embarcam passageiros e eles partem rumo ao seu destino, é o sistema criado por Linus Torvalds quem demonstra toda a sua versatilidade.

BOLSA DE NOVA YORK

A Bolsa de Valores de Nova York também usa Linux. Desde 2007, o ponto nevrálgico do sistema financeiro estadunidense optou por instalar o sistema livre. Os motivos são simples e claros: redução de custos (afinal, Linux é de graça e não se paga licença) e aumento de flexibilidade.

SUPERCOMPUTADORES

No mundo do software livre é evidente a preferência dos desenvolvedores de supercomputadores pelo Linux. Cerca de 90% das supermáquinas existentes hoje rodam alguma variação do Linux. A explicação talvez seja a mesma da Bolsa de NY: o sistema livre é gratuito e flexível.

CARROS INTELIGENTES

Recentemente, a Toyota aderiu à Linux Foundation, criada em 2007 e que é responsável pela colaboração para aprimoramento do sistema. A justificativa dos japoneses: o Linux possui “a flexibilidade e a maturidade tecnológica” necessárias para desenvolver veículos inteligentes.

ACELERADOR DE PARTÍCULAS

A Cern, Organização Europeia para a Investigação Nuclear, maior laboratório de física de partículas do mundo e referência global no assunto, faz uso do sistema em suas pesquisas relacionadas a partículas de energia. O famoso acelerador de partículas funciona com Linux.

SUBMARINOS NUCLEARES

A Lockheed Martin, maior produtora de produtos aeroespaciais para fins militares do mundo, apresentou, em 2004, a linha de submarinos nucleares BAEs Astute-class. O sistema central dessas máquinas subaquáticas possui a distribuição de Linux Red Hat instalada.

– – –

Se você ainda busca motivos para se tornar fã de software livre e do Linux, um dos maiores expoentes desse campo da tecnologia, aí estão dez bons argumentos. Está esperando o quê para mudar?

Deixe um comentário simpático neste artigo: