Brasil sedia Encontro Internacional de Blogueiros Progressistas

Blogueiros Progressistas Uni-vos!

BLOGUEIROS DO MUNDO, UNI-VOS!

O Chefe de Redação

BLOGOSFERA PROGRESSISTA MIRA ALCANCE INTERNACIONAL

Uma animada plenária fechou na tarde deste domingo (19), em Brasília, o 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Depois de uma edição em São Paulo e esta outra no Centro-Oeste, o próximo evento da blogosfera atingirá o Nordeste, mais precisamente Salvador (BA), em maio de 2012, conforme deliberação da plenária.

Por André Cintra *

Mas a decisão mais ousada do dia foi a convocação de um encontro internacional de blogueiros, que também já tem data e local — Foz do Iguaçu (PR), no próximo mês de setembro. É a internacionalização de um movimento que não para de ganhar força no país.

Por sinal, quem apostou na desarticulação do movimento errou feio. Entre os membros da Comissão Organizadora, há certo consenso de que essa edição conseguiu ser ainda melhor que a primeira, realizada em São Paulo, no calor das eleições presidenciais de 2010.

Agora, mesmo fora do eixo Sul-Sudeste — que concentra a imensa maioria da blogosfera —, houve 349 blogueiros inscritos de 21 estados. Conforme destacou o jornalista-blogueiro Luiz Carlos Azenha, da TV Record e do blog Viomundo, “houve mais inscritos jovens que no primeiro encontro, no ano passado. Houve mais representatividade regional e de gênero nas mesas e nos debates”.

Além de ocupar por dois dias o topo do Trending Topics do Twitter, o 2º Encontro mobilizou na web mais de 30 mil internautas durante os três dias de transmissão pela TVT e pela Rede Brasil Atual. Um sucesso descomunal. Até mesmo o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, chegou a enviar uma saudação ao evento via Twitter.

E houve, naturalmente, os encaminhamentos — as propostas que a blogosfera sintetizou numa carta-compromisso. Além dos próximos encontros, os blogueiros progressistas põem em primeiro plano o marco regulatório dos meios de comunicação, o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), o combate à censura e a aprovação do marco civil da internet e o fortalecimento da blogosfera.

Que venham os encontros de Foz de Iguaçu 2010 e Salvador 2011.

* No Vermelho

* * *

O Chefe de Redação

Deixe um comentário simpático neste artigo: