Brasil é o ‘País dos Sonhos’ para se morar, acham os estrangeiros

SE PUDESSEM, VIRIAM CORRENDO PARA CÁ

Brazilian Dream

O Brasil é um dos 12 países mais cobiçados para se morar, revela estudo feito com mais de mil pessoas em cada das 65 nações pesquisadas pelo WIN – coletivo dos principais institutos de opinião do mundo.

O crescimento da última década, aliado à boa imagem cultural no exterior, fizeram o Brasil ser citado como o “destino dos sonhos” por moradores de dois em cada três países onde foi feito o levantamento.

Na lista dos países mais cobiçados por quem não está feliz em viver na terra natal, o Brasil é o único da América Latina, o único BRIC (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia China) e a única nação ocidental em desenvolvimento.

As pesquisas foram feitas no fim do ano passado e ouviram mais de 66 mil pessoas ao redor do globo.

Elas foram questionadas se gostariam de morar no exterior se, teoricamente, não tivessem problemas como mudanças ou vistos e qual local elas escolheriam. Por isso, os resultados dizem mais sobre a imagem dos destinos mencionados do que com imigrantes em potencial.

AS IDAS E AS VINDAS

Se esse desejo virasse realidade, o Brasil receberia 78 milhões de imigrantes num cenário hipotético.

Mas, em um mundo sem fronteiras, em contrapartida, a população do País diminuiria – 94 milhões de brasileiros se mudariam para outras nações, se pudessem.

Ainda assim, 53% dos brasileiros não desejam emigrar, um porcentual bem acima da média mundial.

Quem mais tem vontade de vir para o Brasil são os argentinos: 6% se mudariam para cá se tivessem a chance. O Brasil também está entre os cinco mais cobiçados por peruanos e mexicanos.

Mas não são apenas latinos que gostariam de viver aqui. Os portugueses acham o Brasil mais atrativo do que a Alemanha, enquanto os italianos o preferem à França.

Já os australianos o consideram o segundo país mais desejável e os libaneses o colocam em posição tão alta quanto a rica Suíça.

Até no longínquo e enigmático Azerbaijão o Brasil aparece entre os quatro destinos mais sonhados, na frente até dos Estados Unidos.

Deixe um comentário interessante neste artigo: