Aumentam ataques de vírus que ‘sequestram’ telefones celulares

Ransomware Zoo

FISGANDO ALVOS MÓVEIS

Por Yuri Vandereer *

Ransomwares, vírus responsáveis por fazer uma espécie de “sequestro” das máquinas infectadas, foram as ameaças virtuais que mais cresceram no último trimestre.

Segundo um relatório divulgado pela McAffe, houve um aumento de 43% nos casos em que a praga cibernética esteve envolvida nos três últimos meses.

Os dados divulgados pela empresa mostram que o malware “Zoo”, cujo principal alvo são os dispositivos móveis, continua forte.

Apesar de seu crescimento ter perdido ritmo, ele ainda é considerado como uma das maiores ameaças à plataforma Android, sendo responsável por 100 mil novas contaminações diárias.

Ransomware Sequestros PC

AMEAÇAS EM EXPANSÃO

Também houve aumento no número de vírus com foco em computadores Mac, softwares maliciosos baseados no recurso AutoRun e cavalos de Troia responsáveis pelo roubo de senhas.

Para completar, houve um acréscimo de 20% na quantidade de URLs suspeitas de hospedar algum tipo de arquivo capaz de danificar computadores.

Segundo o vice-presidente sênior do McAffe Labs, há poucos indícios de que as ameaças cibernéticas vão diminuir nos próximos meses.

Ele afirma que os ataques através da internet estão ficando cada vez mais sofisticados, gerando prejuízos para organizações governamentais, corporações, profissionais independentes e ambientes familiares.

* Yuri Vandereer é editor do HotGaragem Blog

Deixe um comentário simpático neste artigo: