Audiência dos blogs e sites supera jornais e revistas

Blogs versus PiGAleluia! Saiu no blog do Rovai e eu dei uma pequena condensada pra simplificar a boa nova:

Pesquisa Vox Populi ouviu 2,5 mil pessoas e mostra que a principal fonte de informação do brasileiro ainda é a TV com 55,9% da preferência dos entrevistados. Só que, em segundo lugar, já aparecem os blogs e sites de notícias, com 20,4% –  resultado espetacular para um tipo de mídia que ainda nem chegou sequer à adolescência, muito pelo contrário.

E isso é mais fantástico ainda porque é simplesmente o dobro do público que se informa por jornais impressos, preferidos por 10,5%. Isso, objetivamente, é quase três vezes mais do que os que preferem o rádio, com 7,8%.

Ninguém ache, porém, que a influência da Internet se resume apenas à força de blogs e sites. As redes sociais já contam com 2,7% da preferência dos pesquisados como fonte primeira de informação, estando à frente das versões online dos jornais, com 1,8%, e das revistas impressas, com 0,8%.

Em relação à credibilidade, os blogs e sites  jornalísticos também ocupam boa posição. Neste quesito, o rádio está em primeiro lugar, com nota média de 8,21%, e os blogs e sites encontram-se a um mísero centésimo atrás, com 8,20%, apenas.

Só depois aparecem a TV (8,12%), jornais online (8,03%), jornais impressos (7,99%), revistas impressas (7,79%), redes sociais (7,74%) e revistas online (7,67%).

Agora, na verdade, não se pode mais denominar de “grande mídia” os jornais diários brasileiros, dada a irrelevância das tiragens que têm. Esta pesquisa só reforça a tese de que cada vez mais brasileiros estão formando sua opinião de forma horizontal, a partir de espaços onde não são apenas espectadores, mas também analistas e produtores de informação.

Deixe um comentário interessante neste artigo: