Ativismo da blogosfera ameaça o poder da velha mídia

Blogosfera

BLOGOSFERA, UM EXÉRCITO DE FORMIGUINHAS

A Cachaça da Happy Hour (em 19/05/2010)

O texto abaixo é um alerta para aqueles que começam agora a tomar consciência sobre o papel da chamada blogosfera nos dias atuais frente ao poder da velha mídia.

O autor fala com propriedade sobre o assunto porque é oriundo das organizações Globo. Ele conhece as entranhas desse leviatã midiático como poucos.

O blog DoLaDoDeLá não pode ficar de fora de nenhuma lista de favoritos, referência consciente e obrigatória para quem não aceita ser tratado como marionete.
QUEM FISCALIZA A MÍDIA?

Por Marco Aurélio Mello

Resposta curta e grossa: nós.

Existe um grupo de pessoas ativas na rede que produzem conteúdo crítico, a partir da maneira como a grande imprensa divulga determinados fatos. O alcance não é o mesmo, mas tem incentivado leitores que não se contentam apenas com as versões das fontes tradicionais.

Vamos a um exemplo recente: a assinatura do acordo nuclear com o Irã.

A grande imprensa minimiza o feito, porque seus gestores sofrem uma enorme influência do departamento de estado norte-americano. Eles influenciam o pensamento das redações financiando negócios lícitos ou não de jornalistas com boas colocações. Patrocinam viagens, encontros, fundações não-governamentais, instituem prêmios para reportagens e coberturas especiais, etc…

Exercem poder econômico sobre os colegas primeiro e, depois, passam a gerir o conteúdo, a partir de uma política cuja finalidade é defender “interesses nacionais” deles. Muitos por ingenuidade, muitos por conformismo e alguns por maucaratismo mesmo acabam servindo a outros interesses.

Os patrões gostam de profissionais que têm “o rabo preso” porque é mais fácil usá-los para manipular o conteúdo.

Portanto, o que vemos hoje é uma ação coordenada de um exército de formiguinhas capitaneadas por Luis Nassif e Luiz Carlos Azenha cujo papel é identificar esse “modus operandi” e desqualificar as tentativas torpes e levianas de manipulação.

Outro exemplo recente foi a iniciativa do Eduardo Guimarães de levar adiante uma representação contra os institutos de pesquisa de opinião.

São muitas outras iniciativas de muita gente: o Cloaca, o Vianna, a NaMaria

Um exército está se formando e, por enquanto, o ativismo em rede está levando vantagem. Isso nos faz felizes e motivados a continuar.

* * *

Blog da Nívia de Oliveira Castro

2 comentários em “Ativismo da blogosfera ameaça o poder da velha mídia

  • 19 de maio de 2010 em 15:55
    Permalink

    Eu lia só um pouco sobre politica em portais ou e-mails que recebo dos amigos mas gostei muito das dicas sobre blogs que você deu.
    As noticias comentadas ficam mais legais para a gente entender como sofremos manipulações dos jornalistas famosos. X

    Resposta
  • 19 de maio de 2010 em 12:48
    Permalink

    Profa. Nivia, eu sempre digo isso para os meus pais que é para eles tomarem cuidado, prestar atenção com o que eles vem no jornal nacional da globo e dos outros canais, que é para não deixar influenciar porque tem coisa escondida atrás.

    Resposta

Deixe um comentário interessante neste artigo: