Asteroide vai passar raspando a Terra e a Lua nesta terça


Astronauta assiste destruição do planeta

TROMBADA IMPROVÁVEL

Do blog ECOnsciência

Ele é do tamanho de quatro campos de futebol e, segundo se espera, vai passar raspando feito um foguete — a uma velocidade de 50.000 km/h. Se, por azar, atingisse algum alvo em seu percurso, o objeto explodiria com a força equivalente a 65.000 bombas atômicas como a que destruiu Hiroshima, ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Assim, só resta à Nasa monitorar o asteroide 2005 YU55, que passará a uma pequena distância da Terra na terça-feira, 8, ainda que não exista risco de colisão, segundo garante a agência espacial. O asteroide com cerca de 400 m de diâmetro passará a 324 mil km da Terra, menos que a distância da Lua, que fica a cerca de 384 mil km.

Cientistas estão dedicando quatro horas diárias às observações do asteroide, a partir de seu centro na Califórnia, Estados Unidos. Na terça-feira, dia da maior aproximação do asteroide da Terra, também um observatório em Porto Rico será ativado.

Os cientistas já advertiram que a influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito detectável na Terra, como marés ou movimentos nas placas tectônicas. Embora este asteroide realize uma trajetória que o faz se aproximar periodicamente da Terra, bem como de Vênus e Marte, o encontro deste ano será o mais próximo dos últimos 200 anos.

Os astrônomos indicam que a última vez que uma rocha espacial deste tamanho se aproximou tanto da Terra foi em 1976 e que a próxima aproximação conhecida de um asteroide com tais dimensões será no ano 2028.

Fontes: Terra e Livro do Mundo

* * *

Blog ECOnsciência Inovadora


Um comentário em “Asteroide vai passar raspando a Terra e a Lua nesta terça

Deixe um comentário simpático neste artigo: