Amortecedor transforma em energia a vibração dos buracos na pista

GenShock - amortecedor inteligente

CARROS MAIS ECONÔMICOS

Do blog ECOnsciência

Um amortecedor automotivo chamado GenShock, além de absorver os impactos nas rodas, é capaz de transformar em energia elétrica a trepidação gerada por buracos e irregularidades na pista.

Com o equipamento, uma equipe Instituto Tecnológico de Massachusetts conseguiu aumentar em 10% o rendimento do combustível.

O ‘público-alvo’ são fabricantes de veículos pesados, como ônibus e caminhões.

A ideia surgiu quando um grupo de estudantes do MIT tentou descobrir onde a energia, nos automóveis, estava sendo desperdiçada.

Então eles começaram a alugar carros, ônibus e caminhões de diferentes modelos, analisando seus amortecedores e quantificando a energia desperdiçada.

Assim que obtiveram os dados, desenvolveram protótipos que coletassem e armazenassem essa energia, para uso em outras áreas do automóvel.

Em seus testes, perceberam que em um caminhão com 6 amortecedores, a energia gerada era equivalente a 1 kW – o suficiente para neutralizar a carga de um alternador grande, usado em veículos desse porte. Com menos peso, menos combustível é necessário.

Com o GenShock uma companhia grande que precise usar bastante o serviço de transporte, como a rede Wal-Mart, chegaria a economizar 13 milhões de dólares por ano em combustível.

Mais no MITNews

2 comentários em “Amortecedor transforma em energia a vibração dos buracos na pista

  • 30 de outubro de 2012 em 14:30
    Permalink

    Um invento sem dúvida muito interessante. Certamente, porém, as empresas petrolíferas impedirão que essa invenção chegue ao Brasil, principalmente a Goiás, pois se são os buracos na pista que fazem render mais o combustível, então os goianos baixariam seu consumo quase a nada, tal é a precariedade das rodovias em Goiás.

    Resposta

Deixe um comentário simpático neste artigo: